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TRILHAS DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA PROPOSTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
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Resumen en portugues
Introdução A presente pesquisa apresenta a consolidação dos
estudos realizados para formulação das Trilhas de Aprendizagem
de Educação Permanente em Saúde que integraram educação
formal, práticas laborais e produção técnica e científica
em uma estrutura personalizada de formação e certificação,
destinada aos servidores do Ministério da Saúde. Assim, a Escola
Fiocruz de Governo (EFG), em parceria com a CODEP/MS
vem desenvolvendo atividades de formação direcionadas aos
servidores do Ministério da Saúde. Pensar o currículo flexibilizado
e unidades de aprendizagens menores exigiu conhecimento
sobre necessidades dos grupos, o que se tornou possível
a partir do acesso às demandas organizadas pela equipe
da CODEP/MS. Para 2017 e 2018, foram concebidas trilhas de
aprendizagem sobre Gestão em Saúde, Epidemiologia e Vigilância
em Saúde e Justiça Social e Saúde. Transversalmente,
a trilha “Gestão do Conhecimento e Publicação Científica na
Saúde” oportunizará a ampliação dos diálogos entre as experiências
dos profissionais e sistematização desses processos
em diferentes suportes de comunicação para potencializar a
difusão dos aprendizados, inclusive por meios virtuais. Objetivos
Conceber o planejamento das Trilhas de Aprendizagem
de Educação Permanente em Saúde integrando educação
formal, práticas laborais e produção técnica e científica em
uma estrutura personalizada de formação/certificação, destinada
aos servidores do Ministério da Saúde. Potencializar
o compartilhamento e registro de experiências de pesquisa
e trabalho, fortalecendo a gestão do conhecimento no âmbito
da gestão federal. Metodologia A estrutura curricular
das trilhas de aprendizagem foram planejadas em oficinas
pela equipe da Escola Fiocruz de Governo e CODEP/MS para
2017 e 2018. Cada trilha foi composta de Unidades de Aprendizagem
(UA), onde o aluno pode optar por cursá-las separadamente
ou realizar todas, recebendo assim uma titulação
de maior grau. Cada trilha terá a duração de 01 ano, sendo
que o aluno poderá realizá-la em até 02 anos. Em cada uma
das trilhas terão UAs-chave que comportarão a abertura de
cada um dos aprendizados para garantir o nivelamento inicial
para o grupo. As trilhas serão ofertadas em quatro níveis:
iniciante (conhecimentos básicos sobre o SUS), de caráter introdutório
e opcional; básico (conhecimento básico em uma
área específica); intermediário (conhecimento intermediário
em uma área específica); e avançado (onde o aluno terá que
desenvolver um projeto de intervenção). Resultados e Discussão
A abordagem central dos cursos e oficinas das Trilhas
de Aprendizagem é a aplicação do conteúdo teórico e prático
para qualificação dos processos de trabalho dos aluno
em seu cotidiano no serviço no Ministério da Saúde. Assim,
as atividades formativas serão planejadas de modo que, a
partir da realidade de trabalho experienciada, os conceitos
e teorias sejam debatidos criticamente de forma orgânica e
que ao final este aluno/trabalhador desenvolva uma atividade
de aplicação desses conhecimentos na qualificação das
suas práticas. As estratégicas pedagógicas terão ênfase em
metodologias ativas, utilizando-se de mediações tecnológicas
para estimular a interação e a aprendizagem colaborativa
entre facilitadores/docentes e alunos/servidores do MS.
Conclusões/Considerações Finais Espera-se que os resultados
das trilhas de aprendizagem de educação permanente
em saúde possam auxiliar na trajetória dos profissionais da
gestão federal da saúde e de todos os envolvidos, oportunizando
o amadurecimento das aprendizagens colaborativas
e mediações de educação presencial/virtual. Almeja-se que
como pois estratégia de aprendizagem inovadora as trilhas
fomentem personalização e autonomia, estimulando práticas
de aperfeiçoamento pessoal e profissional integradas
ao planejamento de carreira dos servidores do Ministério
da Saúde.
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