Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45039
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
- ENSP - Artigos de Periódicos [2350]
- IFF - Artigos de Periódicos [1285]
Metadata
Mostrar registro completo
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DO USO ABUSIVO DE DROGAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Título alternativo
The importance of family in drug abuse treatment: a literature reviewAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre as duas fases do tratamento do adicto e de sua família: o engajamento e o tratamento propriamente ditos. Ressalta, através de diversos estudos, a necessidade do adicto ser atendido juntamente com a sua família para um resultado satisfatório do tratamento. Aponta para questões socioculturais importantes que interferem no tratamento realizado em Instituições. Enfatiza que o tratamento do adicto e de sua família contribui para o entendimento e as bases de uma ação efetiva de prevenção.
Resumo em Inglês
This article presents a literature review on family and two phases of drug addiction treatment: engagement and treatment itself. Referring to various studies, the article highlights the need for addicts to be treated together with their families in order to achieve satisfactory results. The study points to important socio-cultural issues that influence institutional treatment and emphasizes that treatment of addicts and their families fosters an understanding and basis for effective preventive action.
Compartilhar