Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44987
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- ENSP - Artigos de Periódicos [2350]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA NA ARGENTINA E NO BRASIL: ORIGENS HISTÓRICAS E TENDÊNCIAS RECENTES DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde da Comunidade. Departamento de Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde da Comunidade. Departamento de Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O artigo analisa a singularidade de metodologias utilizadas em processos de avaliação da qualidade da formação pós-graduada em Saúde Pública em dois países da América Latina Argentina e Brasil. Procedeu-se a uma busca em sítios da internet que abordavam os temas formação em saúde pública e metodologias de avaliação de qualidade , além da revisão de documentos e bibliografia sobre o tema. A análise considerou as seguintes dimensões: o contexto político-econômico na América Latina nos últimos dez anos (1994-2004), as reformas nos sistemas educacionais (com ênfase na área da pós-graduação) e as metodologias de avaliação de qualidade implementadas. Foram identificadas semelhanças entre os sistemas de avaliação em vigor em ambos os países, assim como debilidades nesses processos: avaliação associada a supervisão e controle, e não a redirecionamento e reorientação do ensino, e obrigatoriedade dos cursos ajustarem-se a um modelo padrão definido pelos especialistas.
Compartir