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ArtigoDireito Autoral
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- ENSP - Artigos de Periódicos [2348]
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AUTO-AVALIAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE COLETIVA: CARACTERÍSTICAS E LIMITAÇÕES
Título alternativo
Self-assessment in graduate public health programs: characteristics and constraintsAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O artigo objetiva discutir as características e limitações da avaliação interna ou auto-avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Saúde Coletiva. Para tanto, realizou-se um estudo com base em relatórios de 25 programas que participaram da avaliação trienal (2001-2003) da CAPES. Para fins de análise, levou-se em consideração a explicitação de três aspectos: (a) instrumentos e/ou procedimentos utilizados; (b) processo de auto-avaliação e (c) produto desse processo. Os resultados mostraram que os procedimentos usados nos programas são variados e usados de forma assistemática. Quanto aos processos desencadeados para alcançar os produtos, na maioria dos programas não ficou explicitado como eles ocorrem, pois os produtos informados nem sempre têm relação direta com os processos desenvolvidos e com a melhoria da qualidade do programa. Discute-se a importância de fazer da auto-avaliação um instrumento de crítica e de tomada de decisões. Sugere-se a implementação de estruturas básicas de funcionamento, dentre elas: grupo de trabalho e equipe de coordenação do processo de avaliação interna; participação efetiva dos integrantes da instituição; compromisso dos dirigentes e do corpo de professores; informações confiáveis; utilização efetiva dos resultados obtidos.
Resumo em Inglês
The purpose of this paper is to discuss the characteristics and constraints of internal appraisals or self-assessments in Graduate Public Health Programs, conducted through a study of the report on 25 programs participating in the three-year CAPES evaluation (2001-2003). Three main aspects were considered: (a) tools and/or procedures employed; (b) self-assessment procedures; (c) products for upgrading program quality. The findings indicate that different tools are employed and used improperly. For most of the programs, it is not clear how ongoing processes take place, as the products presented are not directly related to the process as performed and the program quality assurance procedures. The importance of self-assessment is discussed as a tool for exploring the possibilities and boundaries of a process or an institution, as well as for taking decisions. A suggestion is presented: setting up a basic structure with working groups and a self-assessment coordination team; real participation and commitment among staff members and decision-makers; reliable data with effective use of the findings.
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