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Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
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AUDIOVISUAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES DO APRENDIZADO COLETIVO COM ADOLESCENTES NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ
Afiliación
Prefeitura Municipal de Umirim. Secretaria de Assistência Social. Centro de Referência de Assistência Social. Umirim, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este trabalho objetivou discutir os diversos e complexos fatores que envolvem o uso de tecnologias audiovisuais no desenvolvimento de habilidades e competências críticas em saúde e em educação entre adolescentes em uma instituição municipal de Assistência Social. Trata-se de uma pesquisa-ação cuja metodologia consistiu na análise qualitativa de caráter interventivo com a realização de três oficinas para levantamento de temas relevantes, com a construção de roteiros e de gravações de vídeos sobre a realidade dos adolescentes participantes. Os resultados obtidos foram o aprendizado de habilidades e competências sobre as políticas públicas do território por meio da produção de vídeos de curta duração, bem como a reflexão sobre o uso do audiovisual como ferramenta de criticidade. Concluiu-se que houve aprendizado do manuseio de tecnologias audiovisuais e discussão de temáticas pertinentes à realidade dos adolescentes, assim como, houve abertura para a utilização do audiovisual na instituição, mesmo em um contexto com pouco acesso a recursos tecnológicos.
Resumen en ingles
This work aimed to discuss the diverse and complex factors that involve the use of audiovisual technologies in the development of critical skills and competences in health and education among adolescents in a municipal institution of Social Assistance. It is a researchaction whose methodology consisted of a qualitative analysis of an interventional character with the realization of three workshops to survey relevant topics, with the construction of scripts and video recordings about the reality of the participating adolescents. The results obtained were the learning of skills and competences on the public policies of the territory through the production of short videos, as well as the reflection on the use of audiovisual as a critical tool. It was concluded that there was learning in the handling of audiovisual technologies and discussion of themes relevant to the reality of adolescents, as well as, there was an opening for the use of audiovisual in the institution, even in a context with little access to technological resources.
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