Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44364
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
RECUPERANDO A MEMÓRIA DE PINTORAS: O USO DO MANGÁ “ARTE” E O DEBATE SOBRE A SITUAÇÃO SOCIOCULTURAL ENVOLVENDO MULHERES ARTISTAS
Queiroz, Mariana Fernandes de | Fecha del documento:
2020
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O questionamento sobre a ausência de pintoras na historiografia da arte é um tema importante e complexo, e que vem sendo cada vez mais debatida. Dentro desse contexto, o mangá Arte (2013), de Kei Ohkubo, aborda a história de uma jovem que deseja se tornar uma pintora profissional, no século XVI, durante o período renascentista. Com base nisso, este trabalho propõe uma reflexão sobre o tema traçando um paralelo entre o mangá e a situação da mulher como artista na historiografia da arte, usando como base as autoras Beauvoir (2016), Chadwick (2019), Nochlin (1971) e Simioni (2008), fazendo uso de uma abordagem história e sociocultural.
Compartir