Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44325
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
GEOGRAFIA NA SAÚDE: ANÁLISE DA TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Alves, Priscilla Pedrette de Mello | Data do documento:
2020
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo da Territorialização em Saúde como estratégica pedagógica no Curso de Desenvolvimento Profissional em Vigilância em Saúde para o Enfrentamento das Arboviroses, realizado na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. Como sujeitos da pesquisas tiveram profissionais da saúde com atuação em campo, como: o Agente Comunitário de Saúde (ACS), o Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS); profissionais de outros setores do governo e moradores do território. Neste estudo identificamos o papel de destaque do campo científico da Geografia da Saúde na sua contribuição para o entendimento do processo de saúde-doença, tendo como referência teórica e metodológica a categoria Território, e a Territorialização como uma metodologia de análise das condições de vida e saúde. Em um segundo momento, examinamos as definições de saúde, a contribuição da Educação em Saúde, da Promoção da Saúde e as atribuições dos ACS e ACE. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa, por meio da Observação Participante com o uso do roteiro e diário de campo, a aplicação de questionário e de entrevistas estruturadas. Os dados obtidos foram transcritos e analisados de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin. O principal resultado desse trabalho se refere a um novo olhar sobre a produção da saúde e da doença no território, principalmente dos profissionais de saúde, após a aplicação da metodologia da territorialização em saúde. Assim como, para uma interpretação de saúde positiva, que se relacione com os determinantes sociais de saúde. O presente trabalho leva para a expansão da reflexão da articulação da Ciência Geográfica com a Saúde e com Sistema Único de Saúde.
Resumo em Inglês
The main objective of this study is to analyze the process of Territorialization in Health as a pedagogical strategy in the Professional Development Course in Health Surveillance for Confronting with Arboviruses, held in the Administrative Region of Ceilândia, in the Federal District. The research subjects were health professionals working in the field, such as the Community Health Agent (CHA), the Environmental Health Surveillance Agent (EHSA), professionals from other government sectors, and residents of the territory. In this study, we identified the prominent role of the scientific field of Health Geography in its contribution to the understanding of the health-disease process. In this sense, it has the category Territory as a theoretical and methodological reference and the Territorialization as a methodology for analyzing the living and health conditions. In a second step, we examine the definitions of health, the contribution of the Education in Health, Health Promotion, and the attributions of the CHA and EHSA. We adopted the qualitative research methodology by the Participant Observation, using the script and field diary, the application of a questionnaire, and structured interviews. The data obtained were transcribed and analyzed according to Bardin's content analysis method. The main result of this study refers to a new look at the health and disease production in the territory, mainly by the health professionals, after the application of the territorialization methodology in health as well as for a positive interpretation of health, which relates to the social determinants of health. The present study leads to the reflection expansion of the Geographic Science articulation with Health and the Unified Health System.
Compartilhar