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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44318
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
- COC - Artigos de Periódicos [1106]
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O PÚBLICO POTENCIAL ESCOLAR DO MUSEU DA VIDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS DA ZONA NORTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Título alternativo
The potential public of the Museum of Life: an exploratory study in schools in the northern part of the city of Rio de JaneiroAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar por que as escolas públicas municipais, situadas em bairros próximos, ainda não haviam visitado o Museu da Vida. Para tal, foram selecionadas 14 escolas públicas que nunca haviam visitado o Museu. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado pela pesquisadora aos profissionais da equipe diretiva, professores de ciências e coordenadores pedagógicos. Os resultados indicaram que esses profissionais têm o hábito de frequentar museus com suas escolas e famílias e se dedicam também a outras práticas culturais, como ler e ir ao teatro. Reconhecem a importância e o valor dessas atividades tanto para si, como para seus alunos. Porém, outros fatores externos influenciam o processo decisório. As principais dificuldades relatadas pelas escolas para a realização de atividades complementares no espaço extraescolar são a falta de transporte, verba reduzida e a violência urbana.
Resumo em Inglês
The present study aimed to investigate the reasons why the municipal public schools, located in nearby quarters, had not yet visited the Museum of Life. To that end, 14 public schools that had never visited the Museum were selected. The research instrument was a semi-structured questionnaire, administered by the researcher to the professionals in the management team, science teachers and pedagogical coordinators. The results indicated that these professionals have the habit of attending museums with their schools and families and that they also dedicate themselves to other cultural practices, like reading and going to the theater. They recognize the importance and value of these activities for themselves and their students. However, other external factors influence the decision-making process. The main difficulties reported by schools in carrying out complementary activities in the out-of-school environment are lack of transportation, limited budget and urban violence.
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