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VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA ENSINAR CENTRO DE GRAVIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Ensino Fundamental e Médio
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Gravitação
Ensino Fundamental e Médio
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Gravitação
Hallais, Sofia Castro | Fecha del documento:
2020
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O Ensino de Ciências no ensino fundamental possibilita aos alunos o início de uma educação científica que, por conseguinte, desenvolverá uma capacidade mais crítica acerca do meio que os envolve, facilitando a tomada de decisões da vida cotidiana. O fato de se tratar do público de alunos com deficiência visual não tornará o ensino de Ciências diferente, mas as ações pedagógicas deverão se adequar às necessidades educacionais especiais desses alunos. Sabemos que no ensino não existe uma fórmula pronta, pois cada aluno é diferente. Sendo assim, tal pesquisa nada mais é do que uma proposta de um possível caminho e a apresentação de algumas das pistas possíveis para a continuação desse caminhar. O objetivo geral desta dissertação é ensinar o conceito de Equilíbrio ou Centro de Gravidade a partir da contação de uma história e de uma maquete tátil-visual para alunos com deficiência visual. A partir disso, fizemos uma validação: da história e da maquete tátil-visual. Como instrumento de pesquisa, utilizamos a observação, produzindo como registro a gravação em áudio do participante da pesquisa, que foi um professor de Ciências com cegueira congênita empregando a sequência de ensino por investigação. Tal pesquisa pode ser utilizada em outros contextos, com impacto na enculturação científica, tanto no campo da deficiência visual como no Ensino de Ciências.
Resumen en ingles
The Teaching of Sciences in elementary education enables students to start a scientific education that will therefore develop a more critical capacity about the environment that involves them, facilitating their decision making in everyday life. The public of students with visual impairment will not make the Teaching of Sciences different, but pedagogical actions should be adapted to the special educational needs of such students. We know that there is no ready formula in teaching because each student is different; thus, this research is nothing more than a proposal of a possible path and the presentation of some of the possible clues for continuing the walk along this path. The general objective of this master\2019s thesis is to teach the concept of Balance or Center of Gravity from the telling of a story and from a tactilevisual model for students with visual impairment. From this, we did conduct a validation: of the story and the tactile-visual model. As a research instrument, we use observation and will produce, as a record, the audio recording of the research participant, who was a professor of Sciences with congenital blindness and will apply the sequence of teaching by investigation. This research can be used in other contexts, with an impact on science enculturation, both in the field of visual impairment and in the Teaching of Sciences.
Palabras clave en portugues
Ensino de CiênciasEnsino Fundamental e Médio
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Gravitação
DeCS
Ensino de CiênciasEnsino Fundamental e Médio
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Gravitação
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