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- COC - Artigos de Periódicos [1106]
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CIÊNCIA E MÍDIA COMO CAMPO DE ESTUDO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Ciencia y medios masivos como campo de estudio: un análisis de la producción científica brasileña
Meios de Comunicação de Massa
Atividades Científicas e Tecnológicas
Publicações Científicas e Técnicas
Titulo alternativo
Science and media as a field of study: an analysis of the Brazilian scientific productionCiencia y medios masivos como campo de estudio: un análisis de la producción científica brasileña
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Mapeamento recente realizado sobre os artigos acadêmicos em divulgação científica na América Latina mostra que a mídia é o foco do maior número de estudos nesse campo, com 31% de 609 artigos identificados (MASSARANI et al, 2017). Neste artigo, analisamos especificamente os artigos publicados por autores brasileiros. Nosso corpus consiste de 154 artigos que tiveram como tema a cobertura da ciência por diferentes meios de comunicação. Os resultados mostram que há uma concentração de artigos em revistas brasileiras (88%). Boa parte dos artigos (60%) avalia meios de comunicação impressos, como jornais e revistas, e 52% dos artigos usam metodologias qualitativas em suas análises. A comunidade de autores se concentra em instituições do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Ainda que estejam geograficamente próximos, esses autores colaboram com poucos pares, gerando uma comunidade científica fragmentada.
Resumen en ingles
A recent mapping of academic articles about science communication in Latin American shows that the media is the focus of the largest number of studies in the field, with 31% of 609 articles identified (MASSARANI et al, 2017). In this article, we analyse specifically the articles published by Brazilian authors. Our corpus consists of 154 articles that had as their theme the coverage of science by different means of communication. The results show that there is a concentration of articles in Brazilian magazines (88%). Most articles (60%) evaluate print media, such as newspapers and magazines, and 52% of articles use qualitative methodologies in their analysis. The authors’ community is concentrated in institutions in Rio de Janeiro and São Paulo. Although they are geographically close, these authors collaborate with few pairs, resulting in a fragmented scientific community.
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Mapeo reciente sobre los artículos académicos en divulgación científica en América Latina muestra que los medios son el foco del más grande número de estudios en el campo, con un 31% de 609 artículos identificados (MASSARANI et al, 2017). En este artículo, analizamos específicamente los artículos publicados por autores brasileños. Nuestro corpus consta de 154 artículos que tuvieron como tema la cobertura de la ciencia por diferentes medios de comunicación. Los resultados muestran que hay una concentración de artículos en revistas brasileñas (88%). Buena parte de los artículos (60%) evalúa medios de comunicación impresos, como periódicos y revistas, y el 52% de los artículos usan metodologías cualitativas en sus análisis. La comunidad de autores se concentra en instituciones del eje Río de Janeiro - São Paulo. Aunque estén geográficamente próximos, estos autores colaboran con pocos pares, generando una comunidad científica fragmentada.
DeCS
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Atividades Científicas e Tecnológicas
Publicações Científicas e Técnicas
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