Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855
AS VÁRIAS FACES DA MOEDA: REPRESENTAÇÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UM BANCO BRASILEIRO
Las varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasilero
Responsabilidad social
Comunicación organizacional
Título alternativo
The different sides of the same coin: representations of social responsibility in a Brazilian bankLas varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasilero
Afiliação
Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-graduação em Comunicação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade
institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo
como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais
institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em
uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas
representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram
representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam
de acordo com a sua condição de consumidores Essas representações dialogam com a
representação hegemônica do capitalismo.
Resumo em Inglês
This article aims at identifying the social representations of social responsibility in the institutional
advertising of a Brazilian bank and the speech of its employees and clients. Taking as a reference
the social representations theory: representations were identified in institutional TV ads using the
semiotic method; a survey was conducted on a sample of 640 employees and 377 student clients.
The results show different representations. The one conveyed by the company seeks to legitimize
its interests. Employees develop representations of identity in a way that is close to the official
discourse. Clients represent according to their status as consumers. These representations are
in tune with the hegemonic representation of capitalism.
Resumo em Espanhol
Este artículo tiene como objetivo identificar las representaciones sociales de responsabilidad
social en la publicidad institucional de un banco brasileño y en el discurso de sus funcionarios y
clientes. Teniendo como referencia la teoría de las representaciones sociales (TRS), identificamos
las representaciones en comerciales institucionales para la televisión, por medio del método
semiótico y aplicamos una encuesta para una muestra de 640 funcionarios y 377 estudiantes/
clientes. Los resultados muestran distintas representaciones. La vehiculada por la empresa busca
legitimar sus objetivos. Los funcionarios elaboran representaciones que identifican y se acercan
al discurso oficial. Los clientes se representan de acuerdo con su condición de consumidores.
Estas representaciones dialogan con la representación hegemónica del capitalismo.
Palavras-chave em espanhol
Representaciones socialesResponsabilidad social
Comunicación organizacional
Compartilhar