Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43855
AS VÁRIAS FACES DA MOEDA: REPRESENTAÇÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UM BANCO BRASILEIRO
Las varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasilero
Alternative title
The different sides of the same coin: representations of social responsibility in a Brazilian bankLas varias caras de la moneda: representaciones de la responsabilidad social en un banco brasilero
Affilliation
Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-graduação em Comunicação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade
institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo
como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais
institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em
uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas
representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram
representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam
de acordo com a sua condição de consumidores Essas representações dialogam com a
representação hegemônica do capitalismo.
Abstract
This article aims at identifying the social representations of social responsibility in the institutional
advertising of a Brazilian bank and the speech of its employees and clients. Taking as a reference
the social representations theory: representations were identified in institutional TV ads using the
semiotic method; a survey was conducted on a sample of 640 employees and 377 student clients.
The results show different representations. The one conveyed by the company seeks to legitimize
its interests. Employees develop representations of identity in a way that is close to the official
discourse. Clients represent according to their status as consumers. These representations are
in tune with the hegemonic representation of capitalism.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo tiene como objetivo identificar las representaciones sociales de responsabilidad
social en la publicidad institucional de un banco brasileño y en el discurso de sus funcionarios y
clientes. Teniendo como referencia la teoría de las representaciones sociales (TRS), identificamos
las representaciones en comerciales institucionales para la televisión, por medio del método
semiótico y aplicamos una encuesta para una muestra de 640 funcionarios y 377 estudiantes/
clientes. Los resultados muestran distintas representaciones. La vehiculada por la empresa busca
legitimar sus objetivos. Los funcionarios elaboran representaciones que identifican y se acercan
al discurso oficial. Los clientes se representan de acuerdo con su condición de consumidores.
Estas representaciones dialogan con la representación hegemónica del capitalismo.
Share