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- COC - Artigos de Periódicos [1106]
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ADOLESCENTES, TELEVISÃO E CIÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DA PUBLICIDADE BRASILEIRA
Adolescentes, televisión y ciencia: un estudio exploratorio a partir de la publicidade brasileña
Titulo alternativo
Adolescents, television and science: an exploratory study from brazilian advertisingAdolescentes, televisión y ciencia: un estudio exploratorio a partir de la publicidade brasileña
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo apresenta uma análise qualitativa na intersecção entre os campos da divulgação científica e comunicação, trazendo reflexões sobre a percepção pública da ciência de adolescentes brasileiros identificada a partir de publicidades televisivas. Por meio de entrevistas, buscamos entender de que forma esses jovens entendem e se relacionam com os conteúdos científicos presentes nessas programações televisivas que, tão recorrentemente, fazem uso de tais conteúdos como um recurso motivador de compra. Os entrevistados se mostraram bastante críticos à programação televisiva, evidenciando que constroem diversos sentidos a partir dela. Embora os resultados não sejam conclusivos ou exaustivos, em virtude do caráter qualitativo desta pesquisa, percebemos que é possível que a percepção dos jovens sobre o conceito de ciência possa estar ligada à abordagem desses assuntos em publicidades.
Resumen en ingles
This paper shows a qualitative analysis at the intersection between scientific communication and communication, bringing reflections of Brazilian teenagers’ public perception of science generated by television advertising. Through interviews, we seek to understand how these young people understand and relate to the scientific content present in these kind of advertising that, so recurrently, make use of such content as a purchase motivator. The interviewees were very critical on television advertising, showing that they construct several meanings from it. Although the results are not conclusive or exhaustive, due to the qualitative nature of this research, we realize that it’s possible that the perception of the young people about Science can be linked to the approach of these subjects in advertisements.
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Este artículo presenta un análisis cualitativo en la intersección entre los campos de la divulgación científica y comunicación, trayendo reflexiones sobre la percepción pública de la ciencia de adolescentes brasileños identificada a partir de publicidades televisivas. Por medio de entrevistas, buscamos entender de qué forma esos jóvenes entienden y se relacionan con los contenidos científicos presentes en esas programaciones televisivas que, tan recurrentemente, hacen uso de tales contenidos como un recurso motivador de compra. Los entrevistados se mostraron bastantes críticos a la programación televisiva, evidenciando que construyen diversos sentidos a partir de ella. Aunque los resultados no son concluyentes o exhaustivos, en virtud del carácter cualitativo de esta investigación, percibimos que es posible que la percepción de los jóvenes sobre el concepto de ciencia pueda estar ligada al abordaje de esos asuntos en las publicidades.
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