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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43279
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
09 Indústria, inovação e infraestruturaColecciones
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ANÁLISE DA BASE TEÓRICO CONCEITUAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO EM FITOMEDICAMENTOS DE FARMANGUINHOS/FIOCRUZ
Silva, Denise Monteiro da | Fecha del documento:
2020
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O presente trabalho analisa a reestruturação conceitual do Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos (CEGIF), em suas sete edições, a partir das mudanças de concepção atribuídas, no mundo acadêmico, para esta área de conhecimento. O CEGIF foi criado na mesma época da elaboração do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF/2008) que, em sua Diretriz 3, propõe ações que incentivem a formação e a capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e inovação em plantas medicinais e fitoterápicos. O curso teve a primeira versão desenvolvida no ano de 2008, pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) e pelo Departamento de Ensino do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos, unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz. A relevância do curso está na oferta de qualificação profissional visando atender aos desafios centrais para o desenvolvimento tecnológico de fitomedicamentos no Brasil, formando profissionais de diferentes áreas, capazes de atuarem em projetos referentes à cadeia de desenvolvimento tecnológico e inovação em fitomedicamentos, com a perspectiva da sustentabilidade, interferindo na redução da dependência econômico- tecnológica brasileira neste setor. O curso pretende, ainda, formar profissionais capazes de participar da discussão e elaboração de políticas que permitam o acesso da população a esse tipo de medicamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa qualitativa utilizou a coleta de dados relacionados ao Projeto Político Pedagógico (PPP), as grades curriculares do curso, das ementas das disciplinas, registros das avaliações discentes, monografias concluídas e publicadas, a fim de destacar as mudanças ocorridas ao longo das sete versões/edições do curso. A partir da bibliografia de referência, foi realizada uma análise dos significados atribuídos ao conceito de inovação e as políticas públicas a ela relacionadas nas duas últimas décadas, especialmente no Brasil. Nas considerações finais pretende-se ponderar sobre a relevância do curso na formação de profissionais preparados para atuarem em projetos relacionados à inovação na cadeia produtiva de fitomedicamentos no Brasil, capazes de participar da discussão e elaboração de políticas, com impacto direto ao acesso destes medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e na redução da dependência econômico tecnológica brasileira neste setor.
Resumen en ingles
The present work analyzes the conceptual restructuring of the Specialization Course on Innovation Management in Phytomedicines (CEGIF), in its seven editions, based on the changes of conception attributed, in the academic world, to this area of knowledge. CEGIF was created at the same time as the National Program for Medicinal and Phytotherapeutic Plants (PNPMF / 2008), which, in its Guideline 3, proposes actions that encourage the training and qualification of human resources for the development of research, technologies and innovation medicinal plants and herbal medicines. The course had its first version developed in 2008, by the Center for Biodiversity and Health Management (NGBS) and by the Teaching Department of the Pharmaceuticals Technology Institute - Farmanguinhos, a technical-scientific unit of the Oswaldo Cruz Foundation. The relevance of the course is in the offer of professional qualification aiming to meet the central challenges for the technological development of phytomedicines in Brazil, training professionals from different areas, capable of working in projects related to the technological development and innovation in phytomedicines chain, with the perspective of sustainability, interfering in the reduction of the Brazilian economic-technological dependence in this sector. The course also intends to train professionals capable of participating in the discussion and elaboration of policies that allow the population to access this type of medication through the Unified Health System (SUS). This qualitative research used the collection of data related to the Political Pedagogical Project (PPP), the curricular grids of the course, the course menus, records of student evaluations, completed and published monographs, in order to highlight the changes that occurred over the seven versions / editions of the course. From the reference bibliography, an analysis was made of the meanings attributed to the concept of innovation and the public policies related to it in the last two decades, especially in Brazil. In the final considerations, we intend to consider the relevance of the course in the training of professionals prepared to work on projects related to innovation in the phytomedicine production chain in Brazil, capable of participating in the discussion and development of policies, with a direct impact on the access of these medicines in the Unified Health System (SUS) and in reducing the Brazilian technological economic dependence in this sector.
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