Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42986
ARTIGOS INTERATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE NOVA FERRAMENTA DA REVISTA CIÊNCIA HOJE
Interatividade
Nova Ferramenta de Comunicação
Revista Ciência Hoje
Mídia Digital
Modelo Contextual de Divulgação Científica
Interactivity
New Communication Tool
Journal Ciência Hoje
Digital Media
Context Model of Scientific Communication
Souza, Natália Resende de | Date Issued:
2019
Alternative title
Interactive articles: a case study about new tool of the Science magazine Ciência HojeAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho analisa o uso de uma nova ferramenta de comunicação, o Artigo Interativo – com o intuito de entender como os usuários se relacionaram com essa nova ferramenta de interatividade da Revista Ciência Hoje. Para isso, fez-se um levantamento de como outras revistas utilizam ferramentas interativas; analisou-se os discursos e a intensidade de participação do público em duas plataformas (página da revista Ciência Hoje digital e página da revista Ciência Hoje no Facebook) e analisou-se como os pesquisadores-autores perceberam a ação da ferramenta sobre seu trabalho. Para a pesquisa foram analisados 14 artigos interativos durante um ano em 2018. O total de 164 comentários foram coletados das interações no espaço da revista e 238 na página do Facebook. Esta pesquisa foi norteada pela técnica de triangulação de métodos, os comentários, nas duas plataformas, foram examinados por meio de análise de intensidade (quantidade) e análise de conteúdo e entrevistas com sete autores-pesquisadores foram analisadas segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo concluiu que a nova ferramenta de comunicação, artigo interativo, obteve sucesso de público, apresentou resultados positivos quanto a interatividade, utilizando claramente o modelo de engajamento público e contextual de divulgação científica, e ainda conseguiu apoio de diversos pesquisadores com elogios e contribuições para melhorias.
Abstract
This paper analyzes the use of a new communication tool, the Interactive Article - in order to understand how the users related to this new tool of interactivity of Ciência Hoje Magazine. In order to do this, we surveyed how other journals use their interactive tools; the discourses, analysed the intensity of public participation in two platforms (Ciência Hoje digital magazine site and Ciência Hoje page on Facebook) and interviwed the authors-researchers about the impact of the tool on their article. For the research, 14 interactive articles were analyzed over one year in 2018. A total of 164 comments from the interactions in the magazine site and 238 from the Facebook page were taken. This research was guided by the technique of Method Triangulation, the comments on both platforms were examined through intensity analysis (quantity) and content analysis, and the interviews with seven authors-researchers were analyzed according to the method of the Discourse of Collective Subject. The study concluded that the new communication tool, the interactive article, was a public success, presented positive results regarding interactivity, clearly using the public engagement and contextual model of science communication and still got support from the interviewed authors-researchers with praise and contribution for improvements.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaInteratividade
Nova Ferramenta de Comunicação
Revista Ciência Hoje
Mídia Digital
Modelo Contextual de Divulgação Científica
Keywords
Scientific CommunicationInteractivity
New Communication Tool
Journal Ciência Hoje
Digital Media
Context Model of Scientific Communication
Share