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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42941
CIÊNCIA E TEATRO: DISCUTINDO A RELAÇÃO ESPETÁCULO-ESPECTADOR NA PEÇA “O PROBLEMÃO DA BANDA INFINITA”
Baptista, Ana Clara Dupret Vassallo do Amaral | Data do documento:
2019
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente estudo consistiu em analisar a recepção do público da peça infantil O pro-blemão da Banda Infinita, que abordou como tema principal a matemática, produzida e encenada pela equipe do Ciência em Cena, um dos espaços do Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Seu objetivo foi ter uma compreensão maior das linguagens envolvidas (linguagem científica e teatral) e do potencial de suas inte-rações. Esse estudo adotou a perspectiva da pesquisa quanti-qualitativa, com a trian-gulação das técnicas de abordagens metodológicas, incluindo: 1) entrevista com a diretora da peça 2) observação do processo de construção da peça; e 3) ficha voltada ao público-alvo (crianças de 6 a 11 anos), aplicada ao término de cada apresentação, com três perguntas e espaço para se expressarem (por meio de texto e/ou desenho) sobre o espetáculo. A análise dos desenhos teve como base o estudo de Denise Stdart (2000) sobre a experiência museal de crianças em exposições interativas. A partir dos dados coletados e analisados, observou-se que a maioria dos pequenos espectadores sinalizou uma experiência rica, lúdica e afetiva com a peça. Em um quarto dos desenhos houve representação clara de elementos matemáticos. Além disso, verificou-se que a única personagem feminina da Banda Infinita, a Pati, repre-sentada por uma atriz negra, ganhou maior destaque nos registros, sobretudo nos feitos por meninas, o que sugere uma identificação desse público com a personagem. Assim, com relação à O problemão da Banda Infinita, pode-se concluir que unir ciência e teatro foi uma estratégia acertada para disseminar conhecimento científico, artístico e cultural e estimular a inclusão social.
Resumo em Inglês
The following study consisted on the analysis of the reception of the children's play O Problemão da Banda Infinita that had mathematics as its central theme and was pro-duced and performed by the Ciência em Cena crew in one of the venues of Casa de Oswaldo Cruz's Museu da Vida (COC/Fiocruz). Its main goal is to infer a better under-standing of the languages involved (scientific and theatrical) and of the potential of the interactions between them. This study adopted the perspective of quantitative and qualitative research using methodological triangulation, including: 1) interview with the director of the play 2) observation of the play's development process; and 3) a form aimed at the target audience (children aged 6-11), handed over at the end of each performance, consisting of three questions and empty space on which the audience members could express themselves - either via text or drawing - about the play. The analysis of the drawings was based on Denise Studart's study (2000) on the museum experience of children in interactive expositions. By analyzing the gathered data, it was observed that the majority of the young audience members has pointed out that they had a whimsical, rich and cathartic experience with the play. A quarter of the drawings had clear representation of mathematical elements. And, based on the collected data, it has also been noted that, Pati - the only female character who was represented by an actress of color - received high praise from the audience members, especially girls – which indicates that this demographic has had a great deal of approval of the char-acter. As such, it can be inferred that O problemão da Banda Infinita's ability to unite science and theater has turned out to be a fruitful strategy in order to spread scientific, artistic and cultural knowledge and also to foment social inclusion.
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