Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42854
UM RESGATE DA MEMÓRIA DO “BRINCANDO COM A CIÊNCIA” DO MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS – MAST
Camarinha, Camila | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Brincando com a Ciência é uma atividade de divulgação da ciência promovida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast desde a 1987. Esta atividade busca despertar o interesse do participante para a ciência por meio de aparatos construídos, em sua maioria, de forma simples – fazendo o uso de material de fácil acesso, do dia-a-dia, como garrafa pet, latinhas de refrigerante, entre outros. Uma questão que vem sendo observada por diversas instituições e que ressalta a importância de tais estudos é a falta ou pouco registro e resgate da memória de atividades de divulgação da ciência. Portanto, o objetivo do projeto foi estudar a memória do Brincando com a Ciência do Mast, por meio de estudos documentais e bibliográficos e entrevistas com atores-chave para o seu desenvolvimento ao longo das três décadas de atividades e ainda refletir e discutir sobre a necessidade de registrar e documentar ações e projetos de divulgação científica dos museus de ciências brasileiros, como parte fundamental da história da comunicação da ciência e ensino não formal de ciências no estado do Rio de Janeiro e no país. A fim de se estudar a memória da atividade Brincando com a Ciência, os dados foram coletados e analisados a partir de quatro procedimentos metodológicos detalhados a seguir: a) Levantamento bibliográfico e documental; b) Entrevistas; c) Triangulação dos dados, análise e constituição da história do Brincando com a Ciência por meio da narrativa dos atores entrevistados, em ordem cronológica. Após o resgate da memória dessa ação de divulgação científica notamos que, as três décadas de seu funcionamento foi permeada pela missão de tornar, para diversos tipos de público, palpáveis, claros e lúdico conhecimentos científicos. A atividade não teve função principal de ensinar, mas sim estimular o interesse pela ciência. Em uma determinada época, contudo, essa atividade também foi utilizada no ensino de ciências formal em cursos de formação de professores.
Abstract
The “Brincando com a Ciência” (playing with science) is an activity of science communication promoted by the Museum of Astronomy and Related Sciences Mast since 1987. This activity seeks to awaken the interest of the participant to science by means of apparatus construction and hands on activities, most of them , built in a simple way making use of easy, accessible and daily material, such as pet bottles, soda cans, among others. An issue that has been observed by several institutions and it is being emphasized in the science communication field is the importance of studies and the lack of records, documentation and rescue of the memory of activities of science popularization in Brazil. Therefore, the aim of this study is to rescue the memory of Mast project Brincando com a Ciência, through documental and bibliographical research and interviews with key actors for its development over the three decades of activities. Also , we aim to make a reflection and discussion about the need of registering and documenting actions and projects of science communication in Brazilian science museums as a fundamental part of the history of the field and non formal science education in the state of Rio de Janeiro and in the country. In order to study the memory of this activity, the data were collected and analyzed from four methodological procedures detailed below: a) Bibliographical and documental survey; b) Interviews; c) Triangulation of data, analysis and constitution of the history of Brincando com a Ciência through the narrative of the actors interviewed, in chronological order. After recovering the memory of this action of science popularization, we noticed that the three decades of its operation was permeated by the mission of making palpable, clear and playful scientific knowledge for different types of audiences. The a ctivity had no main function of teaching, but rather stimulated interest in science. At one time, however, this activity was also used in formal science education in teacher training courses.
Share