Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42647
Tipo
TCCDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
ENSINO DE BOTÂNICA NA FIOCRUZ: PROPOSTA DE GUIA DE VISITAÇÃO E USO DOS JARDINS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA E INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Schelb, Izabela Gomes | Fecha del documento:
2019
Autor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O ensino de biologia no Brasil tem passado por profundas mudanças ao longo do tempo. Muitas delas voltadas para a pesquisa que busca compreender os aspectos que norteiam os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina, que muito embora, estejam presentes no dia-a-dia dos alunos, estes ainda apresentam algumas dificuldades tanto na compreensão quanto na aplicação dos seus conceitos, sobretudo na área da botânica. Diante disso o presente trabalho buscou propor um roteiro de visita guiada para o desenvolvimento dos conceitos botânicos, a partir de uma estratégia didática lúdica, capaz de favorecer um aumento, tanto da aprendizagem dos conceitos botânicos a partir de uma proposta de interação homem-planta, quanto do interesse pela disciplina nos alunos, despertando os aspectos relativos à relevância histórica, social e cultural desse grupo de seres vivos no campus da Fiocruz-Manguinhos. Para a construção do roteiro foi realizada uma breve caracterização das espécimes de maior ocorrência ou relevância ornamental e paisagística nas áreas, considerando a proximidade dos exemplares ao longo do trajeto, cuja caracterização morfológica baseou-se nos referenciais teóricos utilizados. Ao final dessa proposta percebemos o quão diverso é o campus da Fiocruz para tornar as aulas de Botânica ainda mais interessantes.
Compartir