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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42639
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DissertaçãoDireito Autoral
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VIVENDO COM CHAGAS: REGISTRO DE HISTÓRIAS DE VIDA E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM PORTADORES DE DOENÇA DE CHAGAS
Educação Não-Formal
Materiais Educativos e de Divulgação
Jogos Experimentais
Silva, Fernanda Sant'Ana Pereira | Data do documento:
2019
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A Doença de Chagas (DC), endêmica na América Latina, afeta 7 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que no Brasil cerca de 3 milhões de pessoas estejam infectadas pelo parasita causador da doença, o Trypanosoma cruzi. Estudos qualitativos que registrem a voz do portador da DC são escassos, com poucos registros de histórias de vida de pacientes atendidos em hospitais, sobretudo em áreas urbanas. Mais escassos ainda, são materiais educativos especialmente desenhados para esse público, negligenciado também na dimensão da informação e da comunicação. Por isso, este estudo teve como objetivo registrar as histórias de vida de portadores de DC, alunos do curso \201CFalamos de Chagas com CienciArte\201D do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. O curso é direcionado aos afetadas pela DC que originou a \201CAssociação Rio Chagas\201D e proporcionou forte vínculo entre os participantes e a equipe de mediadores. O estudo foi qualitativo, através dos métodos de história de vida e história oral de vida. Foram coletados depoimentos narrados para posterior análise dos dados por tematização, e propusemos ações de educação em saúde com base em pontos relevantes identificados nas histórias e vida. Através das narrativas de vida identificamos muitos elementos que emergiram e constatamos que os portadores apresentam um conhecimento muito empobrecido sobre a sua doença, porém apresentam um conhecimento empírico representado por uma rede de símbolos que articulam conceitos biomédicos A partir dos relatos, confeccionamos um jogo da memória para ser utilizado em atividades não formais com os portadores de DC. O objetivo do jogo é encontrar os pares que correspondem a trechos das histórias de vida que fazem analogia com diferentes imagens. Além disso, desenvolvemos um Quiz, com informações sobre a DC em que abordamos as múltiplas dimensões do problema. Esperamos que este estudo possa agregar elementos para a melhoria do curso para os pacientes e demais pessoas afetadas pela DC e fortalecer a perspectiva de intervenções educativas em espaços não formais. As ações poderão contribuir para uma melhor compreensão da DC, enfermidade que ocupa lugar de destaque entre as doenças infecciosas no Brasil e na América Latina, bem como fortalecer a consciência crítica e a autonomia das pessoas afetadas pela DC.
Resumo em Inglês
Chagas disease (CD) is endemic in Latin America affecting 7 million people worldwide. It is estimated that in Brazil about 3 million people are infected with the parasite that causes the disease, Trypanosoma cruzi. Qualitative studies that register the voice of CD patients are scarce, with few records of life histories of patients seen in hospitals, especially in urban areas. More scarce still, are educational materials specially designed for this public, also neglected in the dimension of information and communication. Therefore, this study aimed to record the life stories of patients with CD, attending the course "We talk about Chagas with ArtScience" as students at the Laboratory of Innovations in Therapies, Teaching and Bioproducts. The course is directed to those affected by the CD that originated the "Rio Chagas Association" and provided a strong link between the participants and the team of mediators. The study is qualitative, through the methods of life history and oral life history. Narrated testimonies were collected for further analysis of the data by topics, and we proposed actions of health education based on relevant points identified in the stories and life. Through the life narratives we identified many elements that have emerged, and we found that CD affected people present a very poor knowledge about their illness, but they present an empirical knowledge represented by a network of symbols that articulate biomedical concepts From the reports, we made a \201Cmemory game\201D to be used in non-formal activities with the Chagas' patients. The goal of the game is to find pairs that correspond to snippets of life stories that make analogy with different pictures. In addition, we developed a Quiz, with information about CD in which it addresses the multiple dimensions of the problem. We hope that this study will add elements for the improvement of the course for patients and other people affected by CD and strengthen the perspective of educational interventions in non-formal spaces. The actions may contribute to a better understanding of CD, a disease that occupies a prominent place among infectious diseases in Brazil and Latin America. They may also strengthen the critical awareness and autonomy of the people affected by this disease.
Palavras-chave
Doença de ChagasEducação Não-Formal
Materiais Educativos e de Divulgação
Jogos Experimentais
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