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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42142
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
- COC - Artigos de Periódicos [1110]
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MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS: UM ESPAÇO DE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM?
Professional Formation
Citizenship Education
Título alternativo
Museums and science centers: a space of contribution in a youngster's development?Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Associação Brasileira de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Associação Brasileira de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O acesso dos jovens aos bens culturais - entre eles, os museus - é tema de interesse crescente para pesquisadores e instituições, conforme atestam estudos e debates realizados em diferentes fóruns. Este artigo busca situar o jovem no contexto da sociedade científica e tecnológica em que vive, trazendo novas exigências e desafios para a sua formação como profissional e como cidadão. Discute a contribuição dos museus e centros de ciências para a formação do jovem, apresentando algumas experiências de trabalho realizadas com este público no Museu da Vida. Partindo de objetivos e opções metodológicas diferentes, mas não excludentes, as experiências indicam que a contribuição do museu para a formação dos jovens ocorre em duas dimensões: na formação profissional - por exemplo, ao instrumentar o futuro professor para se apropriar do museu como recurso educativo a ser explorado com os seus alunos - e na educação para a cidadania, ao ampliar o seu universo científico, cultural e social, no qual o foco da experiência é o sujeito em si, como cidadão.
Resumo em Inglês
According to studies and debates held in different forums, the access that youngsters have to cultural goods, such as museums, is increasing as a theme for researchers and institutions. This article tries to situate the youngsters in the scientific and technological society context that they live, bringing new requirements and challenges to his or her professional and citizenship development. The text discusses the museums' and the science centers' contribution on the youngster's formation, presenting some work experiences that took place with this public m the Museu da Vida. When we part from different objectives and methodological options, the experiences indicate that the museum's contribution for the youngster's formation occurs in two dimensions; 1) in the professional arena - for example - while giving future teachers the tools to use the museum as an educational resource to be explored with his students; and 2) in the citizenship education area, while amplifying his scientific, cultural and social universe in which the experience is focused on the individual himself, as a citizen.
Palavras-chave em inglês
Youngsters, Museums and Science CentersProfessional Formation
Citizenship Education
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