Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42139
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
2 Fome zero e agricultura sustentávelColeções
Metadata
Mostrar registro completo
DE QUE ALIMENTAÇÃO ESTAMOS FALANDO?: DISCURSOS DE JORNALISTAS E ANÁLISE DE CONTEÚDO DE NOTÍCIAS POPULARES
Are we talking about food?: journalists’ speech and content analysis of popular news
Promoção da saúde
Jornalismo
Alimentação
Comunicação e saúde
Health promotion
Journalism
Food.
Health communication
Promoción de la salud
Periodismo
Alimentación
Comunicación y salud
Título alternativo
¿De qué alimentación hablamos?: discursos de periodistas y análisis de contenido de las noticias popularesAre we talking about food?: journalists’ speech and content analysis of popular news
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Sem afiliação.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Université du Quebec à Montreal. Faculdade de Comunicação. Centro de Pesquisa sobre Comunicação e Saúde. Quebec, Canadá.
Sem afiliação.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Université du Quebec à Montreal. Faculdade de Comunicação. Centro de Pesquisa sobre Comunicação e Saúde. Quebec, Canadá.
Resumo
A alimentação saudável é um dos principais temas da promoção da saúde e fonte de informação
jornalística. A pesquisa analisa o conteúdo de jornal regional popular carioca e discurso do sujeito
coletivo de suas jornalistas. Com metodologia quantiqualitativa, descritiva e exploratória, observouse
que o jornal dá foco aos efeitos de alimentos específicos e a recomendações do Guia Alimentar
da População Brasileira e prioriza informações sobre alimentos in natura, em detrimento dos
ultraprocessados. Há, porém, pouco espaço para a comensalidade e predominância da voz de
especialistas. O discurso das jornalistas confirma os achados no impresso e destaca que parte
dos textos analisados se configura como jornalismo de serviço com aspectos que se relacionam à
promoção da saúde.
Resumo em Inglês
Healthy eating is one of the main themes of health promotion and source of journalistic
information. The research analyzes the content of a popular Rio de Janeiro regional newspaper
and the discourse of the collective subject of its journalists. With a quantitative, descriptive and
exploratory methodology, it was observed that the paper focuses on the effects of specific foods
and recommendations of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population, and prioritizes
information on in natura foods, to the detriment of the ultra-processed ones. There is, however,
little room for commensality and predominance of the voice of experts. The journalists’ speech
confirms the findings in the print and highlights that part of the texts analyzed is configured as
service journalism with aspects related to health promotion.
Resumo em Espanhol
La alimentación saludable es uno de los principales temas de la promoción de la salud y fuente
de información periodística. La investigación analiza el contenido de periódico regional popular
de Río de Janeiro y el discurso del sujeto colectivo de sus periodistas. Con metodología cualicuanitativa,
descriptiva y exploratoria, se observó que el periódico se enfoca en los efectos de
alimentos específicos y en recomendaciones de la Guía Alimentar de la Población Brasileña y
prioriza informaciones sobre alimentos in natura, contra los ultra-procesados. No obstante, hay
poco espacio para la comensalidad y la predominancia de la voz de especialistas. El discurso de las
periodistas confirma los hallazgos en la impresión y destaca que parte de los textos analizados se
configura como periodismo de servicio con aspectos que se relacionan con la promoción de la salud.
Palavras-chave
Saúde na comunicação de massaPromoção da saúde
Jornalismo
Alimentação
Comunicação e saúde
Palavras-chave em inglês
Health in mass mediaHealth promotion
Journalism
Food.
Health communication
Palavras-chave em espanhol
Salud en la comunicación de masasPromoción de la salud
Periodismo
Alimentación
Comunicación y salud
Compartilhar