Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42115
O PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO CONTEXTO DAS ESTRATÉGIAS DE MUDANÇA DA FORMAÇÃO MÉDICA NO PAÍS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS
Educação médica
Formação profissional em saúde
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
Medical education
Professional training in health
Primary health care
Brazilian national health system
Título alternativo
Mais Médicos Program in the context of changing strategies of medical training in the country: reflections and perspectivesAutor(es)
Afiliação
Governo Municipal de Blumenau. Prefeitura Municipal de Blumenau. Secretaria de Promoção da Saúde. Blumenau, SC, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Odontologia. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Odontologia. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho. Itajaí, SC, Brasil.
Resumo
A formação profissional, como estratégia de
sustentabilidade da política pública de saúde,
precisa se aproximar das necessidades do Sistema
Único de Saúde (SUS) brasileiro. Nesse contexto,
a formação médica tem capitaneado grande parte
das iniciativas governamentais voltadas à mudança
no modelo formador em saúde. A mais recente,
empreendida via Programa Mais Médicos (PMM),
tem gerado um debate polêmico e revelador do jogo
de forças e interesses que interferem no problema
da insuficiência de vagas e da baixa efetividade
da formação no que tange às necessidades do
SUS. Essas forças, por condicionarem os rumos do
processo de ampliação e reestruturação da formação
médica, e isso inclui implicitamente todos os cursos
da área da saúde, demandam análise histórica e
acompanhamento crítico dos movimentos em curso
no país. Nesse sentido, as reflexões aqui aportadas
visam contribuir na potencialização do PMM como
dispositivo de interferências no campo, capaz de
agregar novas dimensões ao processo formativo do
médico e, ao fazê-lo, repercutir em todos os cursos
da área da saúde.
Resumo em Inglês
The professional training as a sustainability
strategy of public health policy has to approach
the needs of the Brazilian National Health System
(SUS). Therefore, medical training has been the
object of many governmental initiatives aimed at
changing the training model. Recently, there has
been a controversial and revealing debate of forces
and interests that interfere in the problem about
lack of vacancies and little training effectiveness
regarding the SUS needs through the Mais Médicos
Program (PMM) model. These forces condition the
process of expansion and restructuring course
of medical training and require a historical
analysis and critical follow-up of the movements
in progress, in the country. Thus, the reflections
provided here aim to contribute to the PMM
potentiation as an interference device in the field,
and capable of adding new dimensions to the
training process.
Palavras-chave
Programa Mais MédicosEducação médica
Formação profissional em saúde
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde
Palavras-chave em inglês
Mais Médicos ProgramMedical education
Professional training in health
Primary health care
Brazilian national health system
Compartilhar