Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42087
Tipo
LibroDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
13 Ação contra a mudança global do climaColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL: O MAPA DE CONFLITOS
Vulnerabilidade social
Iniquidade social
Riscos ambientais
Jean Pierre Lerou é filósofo, mestre em educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getulio Vargas (FGV); assessor da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) – Solidariedade e Educação.
Organizador
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
"O meticuloso e mundialmente pioneiro trabalho dos pesquisadores que deu origem a esta coletânea revela um fenômeno estrutural: estão aumentando o número e a gravidade dos conflitos ambientais em todo o mundo, principalmente no 'sul global' exportador de commodities. Isso ocorre em razão da explosão dos monocultivos com seus agrotóxicos, da extração de recursos naturais, do transporte de materiais e da produção de rejeitos. Assim, sofrem as populações pobres, indígenas, quilombolas e tantas outras, que perdem seu sustento e sua saúde, e, por isso, mobilizam-se e protestam. Até mesmo a esquerda política mostra-se cada vez menos empenhada em reconhecer a ecologia popular e o movimento global por justiça ambiental. Enquanto isso, o comércio injusto e insustentável continua a gerar inúmeros problemas ambientais, de saúde e violação dos direitos fundamentais. Os inventários e os mapas de conflitos ambientais, como os abordados nesta obra, ajudam, com vigor científico e moral, a dar visibilidade a essa realidade indignante. Mais que isso, mostram a forma como instituições e pesquisadores engajados podem, ao se aliar aos movimentos por justiça e contra o racismo ambiental, contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e sustentável." Joan Martínez-Alier, professor da Universidade Autônoma de Barcelona e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) de Quito/Equador
Palabras clave en portugues
Impacto ambientalVulnerabilidade social
Iniquidade social
Riscos ambientais
Editor
Editora Fiocruz
Referencia
PORTO, Marcelo Firpo; PACHECO, Tania; LEROY, Jean Pierre. Injustiça ambiental e saúde no Brasil: o mapa de conflitos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013. E-book.DOI
10.7476/9788575415764ISBN
978-85-7541-434-7Notas
eISBN: 978-85-7541-576-4Jean Pierre Lerou é filósofo, mestre em educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getulio Vargas (FGV); assessor da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) – Solidariedade e Educação.
Compartir