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EINSTEIN E PICASSO: MERA COINCIDÊNCIA?
Titulo alternativo
Einstein and Picasso: mere coincidence?Afiliación
University College London. Departamento de Estudos em Ciência e Tecnologia. Londres, Reino Unido.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Escola Dinâmica de Ensino Moderno. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Escola Dinâmica de Ensino Moderno. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Professor de história e filosofia da ciência em Londres, no Reino Unido, Arthur I. Miller fala nesta entrevista sobre os paralelos existentes entre as vidas e as obras de Albert Einstein e Pablo Picasso, tema do livro Einstein & Picasso: Space, time, and the beauty that causes havoc, de sua autoria. Ele conta como se interessou pelo tema e relata as principais descobertas que fez ao longo da pesquisa para o livro. O fato de ambos terem produzido seus trabalhos mais importantes no mesmo período – Einstein formulou a Teoria da Relatividade Especial em 1905 e Picasso pintou Les Demoiselles D'Avignon em 1907 – motivou Miller a estudar mais profundamente a relação entre eles. E sua principal descoberta foi a de que essa produção quase simultânea vai bastante além de uma mera coincidência.
Resumen en ingles
In this interview, Arthur I. Miller, professor of history and philosophy of science in London, discusses the parallels between the lives and works of Albert Einstein and Pablo Picasso, topic of his book Einstein & Picasso: Space, time, and the beauty that causes havoc. He tells what drew him to the topic and talks about the major discoveries he made while researching the book. The fact that both men did their most valuable work during the same period—Einstein devised his theory of special relativity in 1905, while Picasso painted Les Demoiselles D'Avignon in 1907—prompted Miller to take a deeper look at the relation between them. His main finding was that their nearly simultaneous production went well beyond a mere coincidence.
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