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11 Cidades e comunidades sustentáveisColecciones
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DA ‘VOLTA À NATUREZA’ PELO ‘MILAGRE DAS OLIMPÍADAS’: NARRATIVAS DE SALVAÇÃO DO RIO DE JANEIRO NO DOCUMENTÁRIO PARA TELEVISÃO NATUROPOLIS
‘Volver a la naturaleza’ a través del ‘milagro de los Juegos Olímpicos’: narraciones de salvación de Río de Janeiro en el documental para televisión Naturopolis
Produção de significados
Sustentabilidade
City branding
Documentário para televisão
Comitê Olímpico Internacional
Modificações urbanas
Production of meanings
Sustainability
City branding
Television documentary
International Olympic Committee
Urban modifications
Producción de significados
Sostenibilidad
City branding
Documental para televisión
Comité Olímpico Internacional
Modificaciones urbanas
Gotardo, Ana Teresa | Fecha del documento:
2020
Titulo alternativo
‘Back to nature’ through ‘the miracle of Olympics’: narratives on the salvation of Rio de Janeiro in the television documentary Naturopolis‘Volver a la naturaleza’ a través del ‘milagro de los Juegos Olímpicos’: narraciones de salvación de Río de Janeiro en el documental para televisión Naturopolis
Autor
Afiliación
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Superintendência de Comunicação Social. Niterói, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo busca compreender a produção de significados sobre sustentabilidade no contexto de produção da cidade olímpica. Para tanto, promove uma análise crítica do documentário Naturopolis, relacionando-o com alguns dos documentos oficiais disponibilizados tanto pelo Comitê Olímpico Internacional quanto pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Busca-se uma leitura polivalente, não dominante, considerando o contexto mais amplo de produção da cidade-mercadoria pela cidade-empresa, por meio de técnicas de city branding. O artigo se concentra na linha narrativa da salvação da cidade em relação à sustentabilidade, por meio dos megaeventos ou, nos termos do documentário, de uma volta à natureza, evocando mudanças necessárias para a construção de um novo país, a partir de uma transformação que pode ser trazida por políticos, pelo milagre das Olimpíadas e pela população em geral.
Resumen en ingles
This article aims to understand the production of meanings about sustainability in the context of the production of the Olympic city. Using as method a critical analysis of the documentary Naturopolis, relating it to some of the official documents made available by both the International Olympic Committee and the Organizing Committee of the Olympic Games. The author seeks a multipurpose, non-dominant reading, considering the broader context of production of the commodity-city by the entrepreneurial city, through city branding techniques. The article focuses on the narrative line that consider mega-events as a catalyst to a possible salvation of the city in relation to sustainability, or, in the terms of the documentary, of a back to nature, evoking necessary changes for the construction of a new country, starting from a transformation that can be brought about by politicians, the miracle of the Olympics and the general population.
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Este artículo busca comprender la producción de significados sobre sostenibilidad en el contexto de producción de la ciudad olímpica por medio de un análisis crítico del documental Naturopolis, relacionando la película con algunos de los documentos oficiales puestos a disposición tanto por el Comité Olímpico Internacional como por el Comité Organizador de los Juegos Olímpicos. Se busca una lectura polivalente, no dominante, considerando el contexto más amplio de producción de la ciudad-mercancía por la ciudadempresa, a través de técnicas de city branding. El artículo fija la atención en la línea narrativa de la salvación de la ciudad en relación con la sostenibilidad a través de megaeventos o, en los términos del documental, de un retorno a la naturaleza, evocando los cambios necesarios para la construcción de un nuevo país, a partir de una transformación que puede ser provocada por los políticos, por el milagro de los Juegos Olímpicos y por la población en general.
Palabras clave en portugues
Cidade olímpicaProdução de significados
Sustentabilidade
City branding
Documentário para televisão
Comitê Olímpico Internacional
Modificações urbanas
Palabras clave en ingles
Olympic cityProduction of meanings
Sustainability
City branding
Television documentary
International Olympic Committee
Urban modifications
Palabras clave
Ciudad olímpicaProducción de significados
Sostenibilidad
City branding
Documental para televisión
Comité Olímpico Internacional
Modificaciones urbanas
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