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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41822
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ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
11 Cidades e comunidades sustentáveis
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USO DE TECNOLOGIA SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GESTOR DE UNIDADE DE SAÚDE
Participação da comunidade
Tecnologia social
Tecnologia educacional
Formação profissional em saúde
Community participation
Social technology
Educational technology
Health human resource training
Participação da Comunidade
Tecnologia Culturalmente Apropriada
Capacitação Profissional
Titulo alternativo
Use of social technology in the constitution of the health unit manager councilAutor
Afiliación
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Universidade Aberta. Programa de Especialização em Gestão em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Pernambuco. Universidade Aberta. Programa de Especialização em Gestão em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
Objetivo: analisar a percepção de graduandos sobre o processo de aprendizagem no Estágio Supervisionado Saúde Coletiva 1 (ESSC 1) da Faculdade de Ceilândia-Universidade de Brasília para constituição do Conselho Gestor de Unidade de Saúde (CGUS) com uso de Tecnologia Social (TS). Metodologia: pesquisa- ação e análise de conteúdo em um corpus, extraído do relatório e da avaliação, baseada em princípios da metodologia ativa de ensino-aprendizagem e na Teoria do Agir Comunicativo. Resultado: a TS promoveu interação mediatizada pela rede social (WhatsApp) e face-a-face com diferentes atores no exercício da democracia participativa. No ESSC 1 a construção da rede de relacionamento institucional estado/sociedade resultou na eleição do CGUS em atendimento à solicitação da gestora. Conclusão: a dinâmica pedagógica que subsidiou a interlocução entre atores sociais propiciou aos graduandos vivenciarem a participação deles mesmos e destes grupos na implementação na Atenção Primária em Saúde e experimentarem os efeitos da autonomia, emancipação e ‘empoderamento’.
Resumen en ingles
Aim: to analyze undergraduates’ perception regarding the learning process in the Supervised Stage of Collective Health 1 (ESSC 1) Faculty of Ceilândia- University of Brasília for the constitution of the Health Unit Management Council (CGUS) with Social Technology. Methodology: action research and content analysis in a corpus, extracted from the report and assessment, based on principles of active teaching-learning methodology and Theory of Communicative Action. Result: social technology mediatized interaction through social network (WhatsApp) and face-to-face with different actors in the participatory democracy exercise. In the ESSC 1 the construction of the state/society institutional relationship network resulted in the election of the CGUS in response to manager request. Conclusion: the pedagogical dynamics that subsidized the interaction among social actors, allowed undergraduates to experience their own participation and the groups in the implementation of Primary Health Care and to experience the effects of autonomy, emancipation and empowerment.
Palabras clave en portugues
Promoção da saúdeParticipação da comunidade
Tecnologia social
Tecnologia educacional
Formação profissional em saúde
Palabras clave en ingles
Health promotionCommunity participation
Social technology
Educational technology
Health human resource training
DeCS
Promoção da SaúdeParticipação da Comunidade
Tecnologia Culturalmente Apropriada
Capacitação Profissional
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