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04 Educação de qualidadeColecciones
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AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO EM DISCIPLINA DE UM CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Evaluación de estudiantes sobre practica de enseñanza en disciplina de un curso de fonoaudiologia del Estado de Sao Paulo
Titulo alternativo
Evaluation of students over practices on a subject of speech-language pathology course in São Paulo StateEvaluación de estudiantes sobre practica de enseñanza en disciplina de un curso de fonoaudiologia del Estado de Sao Paulo
Afiliación
Governo Municipal de Marília. Secretaria Municipal de Saúde de Marília. Marília, SP, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Marília, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Marília, SP, Brasil.
Resumen en portugues
Neste estudo se avaliam sete práticas de ensino superior realizadas em uma Disciplina de um
Curso de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo. Foi realizado com 31 estudantes do segundo ano
de uma universidade pública, com idade entre 21 e 26 anos. As práticas de ensino foram planejadas de
acordo com o Plano de Ensino da docente responsável pela Disciplina, as recomendações das Diretrizes
Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e os pressupostos teóricos da
Análise do Comportamento. Os resultados mostraram 394 avaliações das práticas de ensino realizadas
pelos estudantes, sendo 259 (66%) favoráveis e 135 (33%) desfavoráveis. O relato de vivência foi a
prática de ensino melhor avaliada (70%) diferentemente da entrevista (62%). Este trabalho mostrou as
potencialidades e as fragilidades de cada prática de ensino realizada e pode contribuir com os docentes
de Cursos de Fonoaudiologia e de outras áreas do ensino superior na elaboração do Plano de Ensino.
Resumen en ingles
This study evaluates seven higher learning practices performed on a subject of a Speech-language
pathology course at São Paulo State. It was done with 31 sophomore students of a public university, with
a 21-26 age range. Teaching practices were planned according to the Teaching plan of the Professor
responsible for the subject, the recommendations of the National Curricular Directions of the Speech language pathology undergraduate course and the theory assumptions of Behavior Analysis. The results
showed that 394 teaching practices evaluations were performed by the students, 259 of them (66%)
favorably and 135 (33%) unfavorably. The statement of the experience was the teaching practice better
evaluated (70%) different from the interview (62%). This paper showed the potentialities and fragilities
of each teaching practice performed and may contribute to Speech-language pathology teachers and
other areas of teaching on the conception of the teaching plan.
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En este estudio se evalúan siete prácticas de educación superior realizadas en una disciplina de un
Curso de Fonoaudiologia del Estado de São Paulo. Se llevó a cabo con 31 estudiantes de segundo año
de una universidad pública, con edades entre 21 y 26 años. Se planificaron las prácticas de enseñanza,
de acuerdo con el Plan de Enseñanza de la profesora responsable de la disciplina, las recomendaciones
de los Lineamientos Curriculares Nacionales del Curso de Grado en Fonoaudiologia y los supuestos
teóricos del Análisis de Conducta . Los resultados mostraron 394 evaluaciones de las prácticas de
enseñanza llevadas a cabo por los estudiantes, siendo 259 (66%) favorables y 135 (33%) desfavorables.
El informe sobre la experiencia fue la práctica de la enseñanza mejor evaluada (70%) a diferencia de la
entrevista (62%). Este trabajo mostró las potencialidades y las debilidades de cada práctica de enseñanza
realizada y puede contribuir con los profesores de los Cursos de Fonoaudiologia y de otras áreas de la
educación superior en la redacción del Plan de Enseñanza.
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