Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4087
BIOMONITORAMENTO DAS ÁGUAS: ESTRATÉGIAS PARA PRÁTICA DE ENSINO
Mugnai, Riccardo | Data do documento:
2011
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O estudo, realizado no período 2007-2010, teve como objetivo desenvolver e avaliar recursos didáticos para atividades de ensino voltadas a formação de recursos humanos na área de biomonitoramento das águas para estudantes de cursos de graduação em biologia. Três foram os objetivos específicos: elaborar e desenvolver um livro técnico específico para a realidade brasileira, constituído por um manual de identificação de macroinvertebrados aquáticos do estado do Rio de Janeiro a partir do estudo de material didático existente e utilizado em outras localidades geográficas; idealizar e desenvolver um sistema de conservação para a realização de uma coleção didática específica, a partir de estudo sobre técnicas de conservação e problemas específicos de utilização; avaliar a aplicabilidade do livro técnico produzido em atividade de ensino. A investigação, de tipo teórico empírica, justificou-se pela ausência de material didático específico para área de ensino do biomonitoramento no Brasil e pela quase inexistente bibliografia relativa a sistemas de avaliação deste tipo de recurso didático. Para realização do livro técnico, utilizamos a transposição didática para a mediação de diferentes contextos culturais. Para a avaliação do material didático produzido utilizamos de maneira conjunta a metodologia qualitativa e a quantitativa. Do ponto de vista dos usuários buscamos entender dificuldades, exigências e desejos de todos os possíveis atores. Para a análise qualitativa utilizamos a análise do conteúdo.Para a análise quantitativa usamos o teste t de Student e a análise da variância (ANOVA) que foram considerados significativos por p-valor menor de 0,05. O processo de avaliação, realizado com estudantes de biologia, pesquisadores e profissionais da área de ensino evidenciou um alto grau de satisfação, mostrou que atende necessidades e desejos dos usuários, proporcionou detectar melhorias a serem aportadas e indicou que o material didático é adequado para os futuros programas de formação a ser implantados no Brasil. Os processos utilizados no presente estudo utilizados para realizar e avaliar o material didático serviram, no futuro, como base para o desenvolvimento de novo e mais adequado material técnico e didático uma vez que no Brasil sejam decididas as estratégias de aplicação do biomonitoramento das águas.
Resumo em Inglês
The study, conducted during 2007-2010, aimed to develop and evaluate educational resources for educational activities aimed at training human resources in the area of biomonitoring of water for students in undergraduate courses in biology. Three specific objectives were: to elaborate and develop a technical book specific to the Brazilian reality, consisting of a manual identification of aquatic macroinvertebrates in the state of Rio de Janeiro from the study of existing teaching materials and used in other geographic locations, and devise developing a conservation system to perform a specific didactic collection from study on conservation techniques and issues of use, evaluate the applicability of the book produced in technical teaching. The research, theoretical type empirical, justified by the absence of specific didactic material for teaching area of biomonitoring in Brazil and almost nonexistent literature on evaluation systems of this type of educational resource. To perform the technical book, use the didactic transposition for the mediation of different cultural contexts. For the evaluation of teaching materials produced jointly use the methodology of qualitative and quantitative. From the viewpoint of users seek to understand the difficulties, needs and desires of all possible actors. For the quantitative analysis using analysis of quantitative analysis conteúdo.Para use the Student t-test and analysis of variance (ANOVA) were considered significant by p-value less than 0.05. The evaluation process was conducted with biology students, researchers and professionals in the field of education showed a high degree of satisfaction showed that meets users' needs and desires, to be provided to detect improvements aportadas and indicated that the courseware is suitable for future training programs to be implemented in Brazil. The procedures used in this study used to implement and evaluate teaching materials were used in the future as a basis for developing new and more appropriate technical equipment and teaching in Brazil since the strategies are decided on the application of biomonitoring of water.
Compartilhar