Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40873
COMUNICAÇÃO PÚBLICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO FACEBOOK: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS CONTRA O AEDES AEGYPTI NO "VERÃO DO ZIKA"
Comunicación pública del Ministerio de Salud brasileño en el Facebook: un análisis de las campañas contra el Aedes Aegypti en el "verano del Zika"
Persuasive communication
Social media
Public policy
Aedes
Comunicación persuasiva
Medios de comunicación sociales
Políticas públicas
Aedes
Francisco Paulo Jamil Marques da Universidade Federal do Paraná teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Fake News e Saúde v. 14 n.1 (2020)
Título alternativo
Public communication of the Brazilian Ministry of Health in Facebook: a study of the campaigns against the Aedes Aegypti during the "summer of the Zika"Comunicación pública del Ministerio de Salud brasileño en el Facebook: un análisis de las campañas contra el Aedes Aegypti en el "verano del Zika"
Autor(es)
Afiliação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as campanhas de comunicação promovidas, no Facebook, pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti. A intenção é identificar quais conteúdos são promovidos pelo Ministério tendo em vista, por um lado, a comunicação de interesse público (associada a políticas de saúde e a valores democráticos, como transparência e participação) e, por outro, as políticas de imagem de instituições e indivíduos, voltadas para auferir vantagens político-eleitorais. O corpus compreende as publicações veiculadas no período que ficou conhecido como o verão do Zika – mais exatamente, entre janeiro e abril de 2016. Por meio de investigação quantitativa e qualitativa, verificou-se que há ênfase na abordagem informacionista (nomeadamente, materiais sobre prevenção) e na difusão de serviços. Constatou-se, ademais, que, recorrentemente, publicações de interesse público trazem elementos de políticas de imagem, o que indica a instrumentalização política da comunicação de Estado na área de saúde.
Resumo em Inglês
This article analyzes how the Brazilian Ministry of Health uses Facebook to promote communication campaigns against the Aedes aegypti mosquito. We aim to identify what kind of content the Ministry endorses considering, on the one hand, public interest communication (this one is associated with health policy and with democratic values such as transparency and participation), and, on the other hand, the political marketing, in other words, the construction of personal and institutional images and their dissemination to obtain political and electoral profits. The corpus includes Facebook posts published over the period known as the summer of Zika – more precisely, between January and April 2016. By using quantitative and qualitative research, we found out that there is an emphasis on the informational approach (especially, online content linked to prevention) and on the dissemination of services. Moreover, the results indicate that the public interest communication posts recurrently bring elements of personal and institutional images, which suggests a political instrumentalization of state communication in the health area.
Resumo em Espanhol
Este artículo analiza las campañas de comunicación promovidas por el Ministerio de Salud brasileño, en su página en Facebook, contra el mosquito Aedes aegypti. La intención es identificar los contenidos promovidos por el Ministerio, teniendo en cuenta, por un lado, la comunicación de interés público (relacionada a políticas de salud e a principios democráticos como transparencia y participación) y, por otro lado, la construcción de la imagen política de instituciones y personas (con el objetivo de provechos políticos y electorales). El corpus comprende las publicaciones en el período conocido como el verano del Zika – de manera más precisa, entre enero y abril de 2016. A través de una investigación cuantitativa y cualitativa, se ha comprobado que el énfasis de las publicaciones es en la información (contenidos sobre prevención) y en la difusión de los servicios. Nosotros también hemos constatado que las publicaciones de interés público usan con frecuencia elementos de construcción de la imagen política. Esto indica la instrumentación política de la comunicación del Estado en el área de salud.
Palavras-chave em inglês
Communication and healthPersuasive communication
Social media
Public policy
Aedes
Palavras-chave em espanhol
Comunicación en saludComunicación persuasiva
Medios de comunicación sociales
Políticas públicas
Aedes
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Referência
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Comunicação pública do Ministério da Saúde no Facebook: uma análise das campanhas contra o Aedes Aegypti no "verão do Zika". RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 34-50, jan./mar. 2020.DOI
10.29397/reciis.v14i1.1802ISSN
1981-6278Notas
Edna Miola da Universidade Tecnológica Federal do Paraná teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Fake News e Saúde v. 14 n.1 (2020)Francisco Paulo Jamil Marques da Universidade Federal do Paraná teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Fake News e Saúde v. 14 n.1 (2020)
Compartilhar