Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40862
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
09 Indústria, inovação e infraestruturaColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
A FORMAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO YOUTUBE: ESTUDO COM BASE EM UM CANAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE QUESTÕES ABORDADAS PELA PSICOLOGIA
La formación del capital social en YouTube: estudio fundamentado en un canal de divulgación científica referente a cuestiones abordadas por la psicología
Mídias sociais
Conteúdo gerado pelo usuário
YouTube
Teoria fundamentada
Medios sociales
Contenido generado por el usuário
YouTube
Teoría fundamentada
Samile Andréa de Souza Vanz da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Fake News e Saúde v. 14 n.1 (2020)
Titulo alternativo
The social capital formation on YouTube: study based on a health psychology video found in one of its science channelsLa formación del capital social en YouTube: estudio fundamentado en un canal de divulgación científica referente a cuestiones abordadas por la psicología
Afiliación
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo discute a influência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No final da pesquisa, foram identificadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confiança no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social.
Resumen en ingles
This article discusses the influence of YouTube content on the formation of social capital from the analysis of the most popular psychology video on Brazilian Science YouTube Channel and also of the comments made by its users. In the analysis of the comments, the methodological procedures of the grounded theory were used. At the end of the research, three discursive practices were identified and in the study context they aid in the formation of social capital and of related values. The most frequent forms of social capital that we found were those of the relational capital, of the cognitive capital and of the trustworthiness in the interaction with other people in that social environment. Among the values constructed by users in their discursive practices are visibility, legitimation and social support. The latter deserves special mention because it intersects all the main categories. We have come to the conclusion that the content of the video serves as catalyst for different social practices that culminate in the formation of social capital.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo discute la influencia del contenido publicado en YouTube sobre la formación del capital social, fundamentada en el análisis del vídeo más popular de un canal de divulgación científica de cuestiones abordadas por la psicología y en los comentarios a él asociados. En el análisis de los comentarios, se utilizaron los procedimientos metodológicos de la teoría fundamentada. En el final de la investigación, se identificaron tres prácticas discursivas que, en el contexto del estudio, contribuyen a la formación del capital social y de valores relacionados a él. Las formas de capital social encontradas con más frecuencia fueron la del capital relacional, del capital cognitivo y de la confianza en el ambiente social. Entre los valores construidos por los usuarios en sus prácticas discursivas están la visibilidad, la legitimación y el apoyo social. Este último merece destacarse por atravesar todas las categorías principales. Concluimos que el contenido del vídeo funciona como catalizador para diferentes prácticas sociales que culminan en la formación del capital social.
Palabras clave en portugues
Capital socialMídias sociais
Conteúdo gerado pelo usuário
YouTube
Teoria fundamentada
Palabras clave
Capital socialMedios sociales
Contenido generado por el usuário
YouTube
Teoría fundamentada
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Referencia
CORRÊA, Maurício de Vargas; VANZ, Samile Andréa de Souza. A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 167-183, jan./mar. 2020.DOI
10.29397/reciis.v14i1.1756ISSN
1981-6278Notas
Maurício de Vargas Corrêa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Fake News e Saúde v. 14 n.1 (2020)Samile Andréa de Souza Vanz da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Fake News e Saúde v. 14 n.1 (2020)
Compartir