Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3974
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
Mostrar registro completo
AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL DA CIDADE DO RECIFE
Atenção primária a saúde
Avaliação de serviços de saúde
Unidades Móveis de Saúde
Ambulâncias
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Almeida, Adriana Conrado de | Data do documento:
2007
Título alternativo
Evaluation of the implantation and development of the municipal public service of the trained prehospital mobile in the Recife cityAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Na década de 90, na cidade do Recife foram implantados dois serviços distintos de APH Móvel na cidade do Recife um Estadual (realizado pelos bombeiros) e outro municipal (profissionais da área de saúde). Ambos foram implantados na ausência de diretrizes nacionais. O serviço Municipal serviu de modelo p ara implantação do Programa Nacional da Rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Diante do exposto, este projeto propõe-se a revelar como o serviço Público Municipal de APH móvel foi implantado e desenvolvido na cidade do Recife? Qual o grau de implantação segundo legislação atual alcançado pela estratégia do atendimento pré-hospitalar móvel, municipal da cidade do Recife? Trata-se de um estudo do tipo avaliativo, no a qual incorpora a avaliação normativa e seus componentes de estrutura, processo e promove uma pesquisa avaliativa, privilegiando o grau de implantação da intervenção, utilizando elementos quantitativos. A pesquisa foi realizada na central SAMU/RECIFE no período de outubro de 2006 a janeiro de 2007. Foram elaborados instrumentos baseados na Portaria 2048/02 e aplicado durante visita em campo e realizado entrevistas através de questionário semi-estruturado com 41 profissionais que atuavam no serviço no período da pesquisa. Para análise dos dados foi utilizada uma medida no interv alo 0,00 a 1,00 obtidos considerando-se a freqüência de itens presentes dividida pelo total de itens analisados em cada um dos pontos considerados por item e no geral a pontuação obtida pelos índices de avaliação. Foram encontrados pos seguintes resultados: este serviço de APH móvel na cidade do Recife atravessou varias transformações na estrutura organizacional desde a não tendo condições de adequar-se plenamente a normatização do Ministério da Saúde quanto à estrutura de funcionamento e processo de trabalho. Resultando assim, numa pontuação final 47,88 por cento expressam em termos percentuais numa medida que variou de 0 a 100 por cento, classificando assim, quanto à implantação em grau III com conceito inadequado frente à legislação vigente e relação ao seu papel na Política Nacional de Atenção às Urgências.
Palavras-chave
Serviços médicos de emergênciaAtenção primária a saúde
Avaliação de serviços de saúde
Unidades Móveis de Saúde
Ambulâncias
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Compartilhar