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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39543
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
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AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DE UM PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES E PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS
Autor
Afiliación
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
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Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
A adoção de políticas públicas efetivas para a prevenção primária ao abuso de drogas é urgente no Brasil. Com esta finalidade, o Ministério da Saúde adotou o Programa Fortalecendo Famílias, focado no desenvolvimento de habilidades sociais de resolução de problemas entre adolescentes e fortalecimento dos vínculos familiares. Este programa foi desenvolvido no Reino Unido e posteriormente adaptado para diversos países europeus. Deste modo, sua adequada implementação no Brasil requer adaptação cultural para se incrementar sua relevância, atratividade e clareza para nossas famílias e jovens. Este estudo teve por objetivo avaliar a adequação cultural de materiais e atividades do Programa Fortalecendo Famílias, bem como o seu processo de implementação. A implementação do programa deu-se no Distrito Federal, em serviços de proteção social básica do SUAS, entre os meses de novembro e dezembro de 2013. Participaram do estudo 93 pais, 107 adolescentes, seis multiplicadores federais, 15 líderes de grupo e cinco gestores. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas, questionários, escalas, sentenças incompletas, grupos nominais e observação direta. Os resultados evidenciaram que o programa foi percebido como suficientemente relevante, atrativo e claro, na perspectiva de familiares, jovens, observadores externos e líderes de grupo. Indicações para adaptação cultural de aspectos linguísticos e cenários dos vídeos e atividades foram feitas por familiares, jovens e líderes de grupo. Os líderes de grupo e observadores externos perceberam os jovens e seus familiares como responsivos ao programa, como bons níveis de participação. Os pais e jovens relataram satisfação com o programa, principalmente com as aprendizagens vivenciadas e as atividades. Insatisfação foi relatada pelos pais quanto à curta duração do programa e trocas restritas entre os participantes. Os jovens relataram insatisfação para com atividades do programa percebidas como infantis. Quando entrevistados aos dois meses após o programa, os pais relataram fazer uso de conhecimentos e habilidades aprendidas no programa e perceber impacto do programa sobre a qualidade das interações na família, no próprio comportamento de comunicar-se com os filhos, regular as emoções e dispender tempo com os filhos e, por fim, no comportamento dos filhos, como no engajamento em tarefas de casa, obediência a regras e melhora no desempenho escolar. Conclui-se que o programa alcançou boa aceitabilidade e revela potencial de benefício às famílias e jovens brasileiros. Se disseminado para outras regiões, são recomendados cuidados quanto à adaptação de materiais e procedimentos, seleção das famílias, formação de líderes de grupos, planejamento das sessões e infraestrutura.
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