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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39543
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DE UM PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES E PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS
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Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
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Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
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Abstract in Portuguese
A adoção de políticas públicas efetivas para a prevenção primária ao abuso de drogas é urgente no Brasil. Com esta finalidade, o Ministério da Saúde adotou o Programa Fortalecendo Famílias, focado no desenvolvimento de habilidades sociais de resolução de problemas entre adolescentes e fortalecimento dos vínculos familiares. Este programa foi desenvolvido no Reino Unido e posteriormente adaptado para diversos países europeus. Deste modo, sua adequada implementação no Brasil requer adaptação cultural para se incrementar sua relevância, atratividade e clareza para nossas famílias e jovens. Este estudo teve por objetivo avaliar a adequação cultural de materiais e atividades do Programa Fortalecendo Famílias, bem como o seu processo de implementação. A implementação do programa deu-se no Distrito Federal, em serviços de proteção social básica do SUAS, entre os meses de novembro e dezembro de 2013. Participaram do estudo 93 pais, 107 adolescentes, seis multiplicadores federais, 15 líderes de grupo e cinco gestores. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas, questionários, escalas, sentenças incompletas, grupos nominais e observação direta. Os resultados evidenciaram que o programa foi percebido como suficientemente relevante, atrativo e claro, na perspectiva de familiares, jovens, observadores externos e líderes de grupo. Indicações para adaptação cultural de aspectos linguísticos e cenários dos vídeos e atividades foram feitas por familiares, jovens e líderes de grupo. Os líderes de grupo e observadores externos perceberam os jovens e seus familiares como responsivos ao programa, como bons níveis de participação. Os pais e jovens relataram satisfação com o programa, principalmente com as aprendizagens vivenciadas e as atividades. Insatisfação foi relatada pelos pais quanto à curta duração do programa e trocas restritas entre os participantes. Os jovens relataram insatisfação para com atividades do programa percebidas como infantis. Quando entrevistados aos dois meses após o programa, os pais relataram fazer uso de conhecimentos e habilidades aprendidas no programa e perceber impacto do programa sobre a qualidade das interações na família, no próprio comportamento de comunicar-se com os filhos, regular as emoções e dispender tempo com os filhos e, por fim, no comportamento dos filhos, como no engajamento em tarefas de casa, obediência a regras e melhora no desempenho escolar. Conclui-se que o programa alcançou boa aceitabilidade e revela potencial de benefício às famílias e jovens brasileiros. Se disseminado para outras regiões, são recomendados cuidados quanto à adaptação de materiais e procedimentos, seleção das famílias, formação de líderes de grupos, planejamento das sessões e infraestrutura.
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