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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39507
PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS COMO INSTRUMENTO PARA O CONTROLE DO AEDES AEGYPTI: EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM UMA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Silva, Ione Rebello da | Date Issued:
2019
Alternative title
Production of educational materials as an instrument for the control of Aedes aegypti: experience of an active teaching methodology in a fundamental level school in the city of Rio de JaneiroAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As doenças vetoradas pelo Aedes aegypti constituem uma grande preocupação de saúde pública. Com base nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde, observase que a cada ano a frequência de pessoas acometidas pelas doenças aumenta. Fica evidente a dificuldade de conter a reprodução do vetor, pois estudos apontam que as explosões demográficas, intenso fluxo de pessoas entre as zonas rural e urbana, crescimento desordenado das cidades e péssimas condições de saneamento básico - sem falar da elevação da temperatura em virtude do aquecimento global - têm contribuído para o sucesso adaptativo e reprodutivo do vetor com consequente reemergência das epidemias. O potencial sinantrópico do Aedes aegypti e a grande disponibilidade de criadouros artificiais com água limpa permitem que o mosquito complete o seu ciclo biológico. É importante que o enfrentamento das doenças transmitidas pelos vírus vetorados pelo Aedes aegypti seja compartilhado com a sociedade através de projetos de educação popular, uma vez que boa parte dos criadouros está nos domicílios. A presente pesquisa teve por objetivo sensibilizar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro sobre a importância do controle do vetor Aedes aegypti para que sejam multiplicadores de conhecimento no ambiente familiar, bem como no local onde moram. Ao invés de trabalhar com a verticalização da informação pautada apenas no repasse da mensagem, o assunto foi discutido com os alunos através da criação de materiais educativos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, o ciclo vital e suas formas de controle. A construção dos materiais educativos pelos discentes contribuiu para uma educação dialógica, uma vez que ao tornar-se autor das próprias atividades lúdicas, estimulou-se a criatividade do aluno e proporcionou-se a ampliação do conhecimento através da própria experiência.
Abstract
The diseases vectored by Aedes aegypti are a major public health concern. Based on data presented by the Ministry of Health, it is observed that each year the percentage of people affected by the diseases increases. It is evident the difficulty of containing vector reproduction, once studies show that the demographic explosions, intense flow of people between rural and urban areas, disorderly growth of cities and poor basic sanitation conditions - not to mention the elevation of temperature due to the global warming - have contributed to the adaptive and reproductive success of the vector with consequent reemergence of epidemics. The synanthropic potential of Aedes aegypti and the high availability of artificial breeding with clean water allow the mosquito to complete its biological cycle. It is important that coping with diseases transmitted by arboviruses vectored by Aedes aegypti be shared with society through popular education projects, since most breeding sites are in the household. The present research had the objective of sensitizing the students of the 9th grade of a public school in the city of Rio de Janeiro on the importance of the control of the vector Aedes aegypti to be multipliers of knowledge in the family environment, as well as in the local where they live. Rather than working with the verticalization of information based only on the passing of the message, the subject was discussed with the students through the creation of educational materials on mosquito-borne diseases, the life cycle and their forms of control. The construction of the educational materials by the students contributed to a dialogic education, since when becoming the author of the activities themselves, the student's creativity was stimulated and the knowledge gained through his own experience.
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