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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38510
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
08 Trabalho decente e crescimento econômicoColecciones
Metadatos
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GINCANA SAUDÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL DO ILMD / FIOCRUZ AMAZÔNIA DE GAMIFICAÇÃO PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES
Estimular estratégias
Abordagem da gamificação
Trabalhadores
Instituto Leônidas e Maria Deane
ILMD
Prevenção em saúde
Promoção em saúde
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Resumen en portugues
A experiência foi realizada no período de 20/06/17 à 01/12/2017 no ILMD – Fiocruz Amazônia. Todos os trabalhadores do ILMD – Fiocruz puderam participar, sendo servidores, terceirizados, prestadores de serviço, estagiários e bolsistas. Estabelecer o diálogo com os trabalhadores, buscando estimular estratégias de prevenção e promoção em saúde, apoiado na abordagem da gamificação; oportunizar a prática da educação em saúde, baseado no referencial da saúde do trabalhador. Inicialmente, os trabalhadores se organizaram em equipes. As atividades relacionavam-se ao cumprimento de desafios, que apresentavam uma pontuação e se baseava na Saúde do Trabalhador no contexto da segurança, alimentação saudável, saúde mental e qualidade de vida. As comprovações das atividades eram feitas por meio de foto ou vídeo postadas pelo participante no grupo fechado do Facebook. A equipe com maior pontuação foi conclamada campeã, com recebimento de troféu e medalhas. Participaram 72 trabalhadores, divididos em 17 equipes. A idade média foi de 36 anos (dp=11,38), sendo que 76,4% eram mulheres. Em relação ao vínculo, 48,6% eram bolsistas, 30,5% servidores e 20,8% terceirizados. A média de adesão aos desafios foi de 43,42% (dp=17,73), com maior concentração nos primeiros dois meses de gincana 50,8 (dp=14,1). Os desafios relacionados a nutrição foi o que obteve maior adesão (47,9%), seguidos de segurança (43,7%), qualidade de vida (41,8%) e saúde mental (34,3%). Nota-se a importância de ações em saúde coletiva baseada em métodos participativos, com utilização de recursos digitais. O tempo de duração e o método de pontuação precisam ser revistos, pois houve uma queda de adesão após o 2 mês. A frequência de atividades propostas precisam ser exploradas para estimular a participação. Abordagens com vídeos no ambiente virtual, discutindo os desafios propostos, com linguagem acessível a todos do grupo, representa um recurso que foi pouco explorado. A utilização da gamificação para disseminar estratégias de prevenção e promoção da saúde coletiva mostrou-se satisfatória, tendo influenciado inclusive os trabalhadores que não estavam participando das atividades. A criação de um ambiente virtual, com postagem de fotos e vídeos dos participantes dinamizou a comunicação das propostas e criou um ambiente de estímulo positivo de todo o coletivo para as práticas e educação em saúde do trabalhador.
Palabras clave en portugues
Estabelecer o diálogosEstimular estratégias
Abordagem da gamificação
Trabalhadores
Instituto Leônidas e Maria Deane
ILMD
Prevenção em saúde
Promoção em saúde
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