Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38485
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
AVALIAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PADRONIZADO PARA USO EM INQUÉRITO DE SAÚDE
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
O questionário é o principal instrumento para coleta de dados em pesquisas de inquérito e, em geral, é constituído por um conjunto de perguntas padronizadas que seguem um esquema fixo para coletar dados individuais sobre diferentes tópicos. A interação se dá através de uma entrevista na qual há um contato formal e cuja conversa é governada pelo fraseamento e ordem das perguntas. Apresentar uma metodologia de avaliação pré-teste com uso de protocolo padronizado para identificação de perguntas “problemáticas” a partir da experiência de aplicação de um questionário padronizado em um inquérito de saúde na região dos Pirineus. Para identificar as perguntas que apresentaram problemas de leitura e compreensão durante a entrevista foram realizados quatro grupos focais com entrevistadores e supervisores em dois momentos do trabalho de campo. As perguntas selecionadas foram avaliadas para dificuldades de redação e/ou compreensão através do roteiro padronizado - Sistema de Apreciação de Perguntas (SAP-99), traduzido do documento original em inglês - QAS-99. O roteiro identifica dificuldades na estrutura e entendimento das perguntas, tarefas requeridas ou os formatos das respostas. Dentre as 513 perguntas existentes no questionário individual, os entrevistadores e os supervisores de campo indicaram 65 itens como sendo potencialmente problemáticos à compreensão e comunicação pelos entrevistados que abrangiam o grau de instrução, atividades habituais versus atividades de trabalho, uso de filtro solar, dor crônica, intervalo de tempo, marcação de tempo e frequência e perguntas sensíveis sobre violência, menstruação e relações sexuais. Na avaliação do SAQ-99, as perguntas que obtiveram maior pontuação (menor qualidade) referem-se à quantificação de tempo (deslocamento e trabalho), grau de dificuldade para locomoção e auto-cuidado, situação no trabalho e estimação do rendimento. Algumas perguntas identificadas na avaliação do questionário são oriundas de escalas padronizadas, que apresentaram medidas de confiabilidade e de validade adequadas para entrevistas e amplamente utilizadas em inquéritos de saúde. A avaliação do grau de dificuldade dessas perguntas em construções sintática, morfológica e semântica de sentenças justificam novas revisões em consonância com o perfil dos participantes da pesquisa.
Compartir