Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38302
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS LÚDICAS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Tecnologias lúdicas
Jogos
Passatempos
Temática em saúde
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
ROJAS ALVAREZ, Gabriela. Desenvolvimento de tecnologias lúdicas para divulgação científica e comunicação em saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil.
Resumen en portugues
Tecnologias desenvolvidas a partir de jan 2017. Todas aplicadas na SNCT de 24 a 26/10/2017. Jogos e passatempos com temática em saúde foram desenvolvidos e aplicados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT/2017, em Mato Grosso do Sul. Relatar a utilização de tecnologias lúdicas desenvolvidas para divulgar a Ciência e ampliar a comunicação em saúde com o público jovem – estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas - e a sociedade em geral. O material resultou de pesquisas nos temas: zika, dengue, chikungunya e seu vetor; hospedeiros das zoonoses; suicídio; os números da saúde; sintomas, fatores de risco, doenças e agravos; características de doenças; prevenção em saúde. O formato dos jogos - tabuleiro, dardos, caça-palavras, cruzadas, charadas, adivinhações - alia conhecimentos prévios dos participantes ao prazer da descoberta e reflexão sobre atitudes cotidianas. O público foi agrupado em equipes e monitorado por pesquisadores. Durante a realização do evento, constatou-se intensa participação de crianças,jovens estudantes e professores, que se revezaram nas atividades, retornando inúmeras vezes para repeti-las. Quando finalizado o horário de visitação, eram os expositores que se propunham a jogar. Os jogos e a interação com os pesquisadores envolveram o público na busca de solução para as situações propostas, oportunizando atualização de saberes, troca de experiências e ampliação de conhecimentos em saúde. Quando o processo é participativo e inclusivo, a linguagem acessível, e a atividade divertida, as pessoas parecem se sentir à vontade para tomar parte. Jogos e passatempos parecem despertar a curiosidade, o interesse, e o desafio proposto se vislumbra como um desejo de atravessar um início de “Será que eu sei?” até uma chegada de “Puxa! E não é que eu sei mesmo?”. A grata surpresa da descoberta ao caminhar. Isto não parece ter idade. Tampouco gênero nem classe social. Tecnologias lúdicas revelam potencial de comunicação e divulgação da Ciência, visto que o público abre-se a participar das atividades,percebe ter prazer nelas,convida e desafia outros a se somarem. O interesse no jogo de dardos por adultos, principalmente do sexo masculino, faz refletir sobre as amplas possibilidades e alcance de um jogo tão simples. Aproveitar o prazer suscitado pelo lúdico sugere ser um caminho de sucesso para a Saúde Coletiva.
Palabras clave en portugues
DesenvolvimentoTecnologias lúdicas
Jogos
Passatempos
Temática em saúde
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Editor
ABRASCO
Referencia
ROJAS SOTO, Maria das GraçasROJAS ALVAREZ, Gabriela. Desenvolvimento de tecnologias lúdicas para divulgação científica e comunicação em saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
Compartir