Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38222
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM CURSO TÉCNICO EM SAÚDE: NOTAS PARA DISCUSSÃO
Curso Técnico de Nível Médio em Gerência em Saúde
Formação profissional
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Período de realização: 2017. Trata-se de estágio supervisionado em curso de nível técnico em saúde, a prática em serviço permite ao aluno interagir com o mundo do trabalho. Relatar uma experiência de estágio supervisionado de Curso Técnico de Nível Médio de Gerência em Saúde a partir de uma proposta político pedagógica de formação histórico crítica. O estágio como práxis de integração entre o mundo do trabalho e a formação profissional visando à transformação social. A avaliação do estágio é realizada mediante o desempenho/aproveitamento no campo, associado a um trabalho de conclusão que serve de base para aferir/discutir acerca do aprendizado adquirido. O estagiário se desenvolve em diversos espaços de atenção à saúde no SUS (secretarias de saúde, unidades ambulatoriais, hospitais de pequeno, médio e grande porte) e deve realizar atividades que favoreçam a análise crítica do meio e das condições de trabalho e o enriquecimento de sua formação profissional. A partir da vivência na supervisão observar-se que o estágio cumpre o papel de desenvolver uma visão crítica e problematizadora acercados diferentes processos de trabalho presentes nas organizações, assim como também é essencial para o desenvolvimento da capacidade criativa e propositiva do estagiário. É também crucial apontar que o estágio traz à tona as contradições postas no SUS, principalmente no que se refere à hierarquização do conhecimento e práticas, assim como a precarização do SUS. Como potencialidade, a experiência do estágio, estimulada pedagogicamente pelas discussões sobre autonomia do trabalho, possibilita novas análises e a incorporação de novos conhecimentos e habilidades por parte dos estagiários e dos supervisores. Um dos desafios é lidar com a hierarquização do conhecimento e das práticas que já estão posta nos serviços. Busca-se que o estagiário seja capaz de integrar e interagir, como sujeito operante no espaço administrativo dos serviços de saúde. No Curso de Educação Profissional de Gerência em Saúde o estágio se traduz na prática das habilidades adquiridas durante as atividades teóricas. Ele permite ao aluno interagir com o mundo do trabalho, exercitando de forma supervisionada atividades que se concentram na área meio das organizações de saúde, bem como alguns setores da área fim que apresentem processos de trabalho que possa ser operado por este profissional.
Palabras clave en portugues
Estágio supervisionadoCurso Técnico de Nível Médio em Gerência em Saúde
Formação profissional
Compartir