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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38147
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Trabalhos apresentados em eventosDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
02 Fome zero e agricultura sustentávelColeções
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ANÁLISE DE PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM CANAIS DE TV INFANTIL NO BRASIL
Comportamento alimentar
Autoimagem
Saúde individual
Desenvolvimento psicossocial
Meios de comunicação
Autor(es)
Afiliação
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Situações Endêmicas Regionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Os aprendizados e costumes adquiridos no período da infância e adolescência repercutem sobre o comportamento alimentar, a percepção da autoimagem, a saúde individual, os valores, preferências e desenvolvimento psicossocial. A mídia televisiva aparece neste contexto como ferramenta imprescindível no que se refere à implementação da cultura alimentar. Investigar a adequação da publicidade de alimentos e/ou produtos alimentícios veiculada por emissoras televisivas direcionadas ao público infantil nos dois maiores canais de TV por assinatura do Brasil. Estudo transversal, quantitativo e descritivo. Analisaram-se propagandas publicitárias transmitidas durante os intervalos da programação de 2 emissoras de televisão por assinatura, destinadas ao público infantil no Brasil. Realizou-se a gravação da programação das emissoras, durante 24 horas, por 3 dias consecutivos (quinta a sábado). Os comerciais exibidos das 8h às 22h foram analisados e classificados por um observador utilizando um questionário estruturado. Na emissora A, os produtos lácteos representam 80,45% dos comerciais, os cereais 9,20%, as massas, bebidas e comidas caseiras 3,45% cada. Na emissora B, 50,37% dos comerciais são de cereais, 21,89% de redes de fast foods, 14,60% de bebidas, 9,49% de produtos lácteos, 2,19% de salgados e 1,46% de balas e guloseimas. A promoção de saúde é o principal apelo utilizado para estimular o consumo dos produtos. Verificou-se a utilização da imagem de crianças, afetividade, promoções e apelos sensoriais. Conclui-se que a publicidade de produtos alimentícios nas emissoras não obedece às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), por meio da Resolução Nº 163, de 13 de março de 2014, contrariando as recomendações que caracterizam os hábitos alimentares saudáveis.
Palavras-chave
Cultura alimentarComportamento alimentar
Autoimagem
Saúde individual
Desenvolvimento psicossocial
Meios de comunicação
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