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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO POR GRADUANDOS EM MEDICINA: AS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Situação de saúde
Promoção da saúde
Prevenção de doenças
Unidade Básica de Saúde
Estratégia de Saúde da Família
Formação acadêmica
Saúde coletiva
Author
Affilliation
Centro Universitário São Camilo. São Paulo, SP, Brasil.
Centro Universitário São Camilo. São Paulo, SP, Brasil.
Sem afiliação
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Centro Universitário São Camilo. São Paulo, SP, Brasil.
Sem afiliação
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Compreende de agosto a dezembro de 2017. Projetos de intervenção elaborados pelos alunos do primeiro semestre do curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo (CUSC). Descrever a situação de saúde do território de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família (ESF); desenvolver projetos de intervenção voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças no âmbito do contexto analisado e, contribuir para a formação acadêmica em saúde coletiva . A disciplina “Interação Academia, Serviço e Comunidade I” oferece aos alunos o primeiro contato com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde (APS). A teoria é vivenciada na prática através do estágio em UBS com ESF, na zona sul do município de São Paulo. Como atividade de aprendizagem, os alunos conhecem a realidade de saúde da UBS visitada e a partir disso, propõem uma intervenção sob supervisão das docentes do CUSC, juntamente com os profissionais do serviço. Elaboraram-se oito projetos de intervenção, sendo um para cada UBS visitada. O foco foi a educação em saúde e os temas abordados foram: tuberculose; saúde mental de familiares de pessoas com transtornos mentais; automedicação e seus riscos; tratamento da água; uso seguro de medicamentos em população idosa; substituição do sal na dieta de pessoas com pré-hipertensão ou hipertensão arterial; adesão das mulheres ao exame de citologia oncótica e qualificação profissional de mulheres de baixa renda. Verifica-se, pela diversidade de temas abordados nos projetos de intervenção, que os alunos compreenderam o processo saúde-doença para além das patologias biológicas dos indivíduos. O aprendizado da integralidade do sujeito constitui peça fundamental para a formação médica e para o exercício da medicina com qualidade. Além disso, o reconhecimento dos determinantes sociais da saúde fortalece a Saúde Coletiva como um campo de práticas e estudo transformador da realidade em que estamos inseridos. A avaliação positiva dos alunos e os excelentes resultados apresentados demonstram que as atividades propostas logo no início do curso, ou seja, a compreensão de uma situação de saúde e a elaboração de projetos de intervenção, contribuem expressivamente com a formação acadêmica em Saúde Coletiva. Tais atividades também possibilitaram o aprendizado do discente sobre os princípios do SUS, APS e ESF, e valorizaram o foco generalista do médico.
Keywords in Portuguese
Projetos de intervençãoSituação de saúde
Promoção da saúde
Prevenção de doenças
Unidade Básica de Saúde
Estratégia de Saúde da Família
Formação acadêmica
Saúde coletiva
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