Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37937
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
REVISITANDO A PARCERIA MUSEU-ESCOLA: CURRÍCULO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Citizenship Education
Educational Programs
Museum Education
Köptcke, Luciana Sepúlveda | Data do documento:
2014
Título alternativo
Approaching the museum and school partnership from a curriculum point of view, building new professional capacitiesAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil / Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
O presente texto situa a parceria museu-escola na discussão da legitimidade social dos espaços educativos na modernidade, a partir da análise das categorias “formal”, “nãoformal” e “informal” em educação. Constrói a relação de parceria como objeto de análise, definindo-a como situação relacional a ser abordada a partir da perspectiva culturalista do currículo. Finalmente, coloca em pauta as implicações desta abordagem para a formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com este tipo de experiência, no museu como na escola.
Resumo em Inglês
The paper approaches the museum and school partnership from a curricula critical theory perspective. It analyses “partnership” as a social and relational category considering it among other operational ones as formal, non-formal and informal education. Those social and technical representations of educational practices and agents, when situated from a historical and social point of view, reveal something of the struggle for legitimacy in the educational field. Finally, it suggests that understanding the school and museum real curricula should bring new perspectives to the professional and initial education of the partners engaged in those situations.
Palavras-chave em inglês
Heritage EducationCitizenship Education
Educational Programs
Museum Education
Compartilhar