Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37876
Tipo
LibroDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
DEMOCRACIA NO ENSINO E NAS INSTITUIÇÕES: A FACE PEDAGÓGICA DO SUS
Democracia
Ensino
História
Brasil
Escolas de saúde pública
Sistema Único de Saúde
Nunes, Tânia Celeste Matos | Fecha del documento:
2007
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Com um objeto de investigação relevante - a questão da educação/saúde/serviço e o quanto as idéias gerais sobre a educação são balizadoras -, a autora trabalha a trajetória histórico-conceitual de como se desenvolveu a formação de especialistas no campo da saúde pública e apresenta não apenas um resgate da história da saúde pública, mas também da própria história no período recortado para análise - 1970 a 1989. O texto, que tem forte ênfase no contexto político, articula as transformações na formação profissional na área da saúde pública às mudanças políticas que ocorreram no país nesse período e recupera uma base original de documentos servindo-se de trabalhos escritos por muitos dos que se dedicaram a conhecer melhor como o ensino da saúde pública foi se consolidando.
Palabras clave en portugues
Política de saúdeDemocracia
Ensino
História
Brasil
Escolas de saúde pública
Sistema Único de Saúde
Compartir