Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37876
DEMOCRACIA NO ENSINO E NAS INSTITUIÇÕES: A FACE PEDAGÓGICA DO SUS
Democracia
Ensino
História
Brasil
Escolas de saúde pública
Sistema Único de Saúde
Nunes, Tânia Celeste Matos | Date Issued:
2007
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com um objeto de investigação relevante - a questão da educação/saúde/serviço e o quanto as idéias gerais sobre a educação são balizadoras -, a autora trabalha a trajetória histórico-conceitual de como se desenvolveu a formação de especialistas no campo da saúde pública e apresenta não apenas um resgate da história da saúde pública, mas também da própria história no período recortado para análise - 1970 a 1989. O texto, que tem forte ênfase no contexto político, articula as transformações na formação profissional na área da saúde pública às mudanças políticas que ocorreram no país nesse período e recupera uma base original de documentos servindo-se de trabalhos escritos por muitos dos que se dedicaram a conhecer melhor como o ensino da saúde pública foi se consolidando.
Keywords in Portuguese
Política de saúdeDemocracia
Ensino
História
Brasil
Escolas de saúde pública
Sistema Único de Saúde
Share