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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37792
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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A LEITURA DA PRODUÇÃO DE LYGIA CLARK EM UMA PROPOSIÇÃO TRANSDISCIPLINAR ENTRE CIÊNCIA E ARTE NO ÂMBITO DO ENSINO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Soares Junior, Sebastião | Data do documento:
2019
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A proposta de uma educação atrelada às investigações, experimentações, trocas, presença e afeto, proporciona para o sujeito vida em querer estar entregue ao que se estuda e ao que se passa até ele. Neste trabalho, a costura e o caminho seguem com base para as obras relacionadas ao psicólogo Carl Rogers e da não artista Lygia Clark. Em ambos, há uma pesquisa sobre a relação de afeto e troca entre corpos, seja sujeito com objeto ou entre sujeito e sujeito, linguagens humanistas sobre indivíduos e suas individualidades, relação de pessoas com o experimentar. A leitura sobre a produção da Lygia Clark e de Rogers sustentam as reflexões desta pesquisa acerca das experimentações diárias feitas em sala de aula com alunos de primeira infância, que buscam investigar por diversos temas que aparecem no seu dia-a-dia em classe, e que precisam de continuidade junto com o educador. Coloca-se em vivências diárias sobre as sinergias entre educador e aluno e suas ramificações, na forma de eixo-estruturantes que direcionam em considerações entre esses pilares. Além disso, nas plataformas online do Portal de Teses e Dissertações da CAPES e o Portal Scielo foram feitas buscas bibliográficas por trabalhos que estejam em consonância com os referenciais descritos e para ter como base o que vem sendo pesquisado no campo.
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