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O CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES: CONSTRUINDO SABERES INTERCONECTADOS EM PRÁTICAS DOCENTES
Castro, Cilmar Santos de | Fecha del documento:
2018
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Das intersecções de fundamentos e práticas entre cinema-educação, o cinema de ficção científica tem se apresentado como instrumento profícuo para discussões abrangendo diversas áreas, especialmente o Ensino de Ciências. A presente Tese teve por finalidade principal a investigação de práticas docentes realizadas por professores atuantes em uma instituição federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), utilizando o cinema, especialmente filmes de ficção científica (FC). Para além de uma perspectiva disciplinar, pretendeu-se analisar o estabelecimento de conexões de conhecimentos entre diversas áreas do saber. Trata-se de um caminho de pesquisa iniciado na dissertação de mestrado do próprio autor, defendida no programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz / RJ (IOC- FIOCRUZ), que envolveu alunos licenciandos e o uso de cinema de FC. A presente investigação aborda a mesma temática, analisando a ótica dos docentes, como estes se apropriam de obras cinematográficas para uso educativo, abordando desde suas concepções e estratégias de planejamento até as experiências realizadas em atividades com filmes, principalmente no Ensino Médio Com abordagem metodológica qualitativa, a investigação tem seus referenciais teóricos principais extraídos das obras de Lev Vigotski, Pierre Lévy e Edgar Morin, como também de estudos das áreas de cinema de ficção científica e de Ensino de Ciências. Seu desenho metodológico utilizou debates em grupos focais, sobre cenas do filme Matrix (1999) e entrevistas individuais para o detalhamento das ações docentes. Os resultados obtidos constataram o entendimento dos docentes participantes de que filmes de FC oportunizam alto grau de conexão de saberes, valorizando, principalmente, aspectos de reflexão crítica, problematização, conjecturabilidade e imaginação, importantes na formação dos alunos tanto em relação ao Ensino de Ciências quanto em outras áreas. Foi possível compor um quadro detalhado sobre as concepções e práticas dos docentes, contribuindo para o debate de enfrentamento de obstáculos e de aprimoramento atividades, fomentando a realização de novas iniciativas didáticas e de pesquisas pautadas no uso educativo do cinema de ficção científica.
Resumen en ingles
From the intersections of foundations and practices between cinema-education, science fiction cinema has been presented as a useful instrument for discussions covering several areas, especially Science Teaching. The main purpose of this thesis was the investigation of teaching practices carried out by teachers working in a Federal Basic, Technical and Technological Education Institution, using film, especially science fiction (Sci-Fi) films. Aiming beyond a disciplinary perspective, it was intended to analyze the establishment of knowledge connections among several areas of knowledge. It is a research path started in the master's dissertation of the author himself, defended in the Graduate Program in the Teaching of Bioscience and Health (PGEBS) of the Oswaldo Cruz Institute, Foundation Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ), which involved undergraduate students and the use of Sci-Fi cinema. The present investigation deals with the same theme, analyzing the teachers' perspective, how they appropriate cinematographic works for educational use, approaching from their conceptions and strategies of planning to the experiences realized in activities with films, mainly in High School. With a qualitative methodological approach, the research has its main theoretical references extracted from the works of Lev Vigotski, Pierre Lévy and Edgar Morin, as well as studies of the science fiction and Science Teaching areas. Its methodological design used focus group discussions, scenes from the movie Matrix (1999) and individual interviews for detailing the teaching actions. The results obtained showed the participating teachers' understanding that Sci-Fi films provide a high degree of connection of knowledge, valuing mainly aspects of critical reflection, problematization, conjecturability and imagination, important in the training of students both in relation to Science Teaching and in other areas. It was possible to compose a detailed picture about teachers' conceptions and practices, contributing to the discussion of the way to overcome obstacles and improving activities, encouraging the development of new didactic initiatives and research based on the educational use of science fiction cinema.
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