Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37540
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
10 Redução das desigualdades
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) FRENTE ÀS MUDANÇAS DA PORTARIA INTERMINISTERIAL 1.055 NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Holistic Health
Family Health
Primary Health Care
Machado, Fabrine Cerqueira | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa promover saúde integral às crianças, adolescentes, jovens e adultos da escola pública brasileira. O PSE é considerado uma política pública que integra os setores da Saúde e Educação. Este trabalho tem o objetivo de relatar a vivência de uma residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS durante seu estágio junto à área técnica do PSE no Departamento de Atenção Básica (DAB) do município de Camaçari, BA. O relato traz o processo de reestruturação do Programa Saúde na Escola deste município depois das mudanças trazidas pela nova portaria n o 1055 de 25 de Abril de 2017 e dividese em três momentos; o primeiro traz a contextualização do Cenário de Prática, o segundo, uma discussão sobre o olhar do processo Gestor e o último momento, Potencialidades e Desafios frente às mudanças do PSE com a Portaria Interministerial n o 1055 de 25 de Abril de 2017. Durante o período no estágio pôde-se perceber alguns avanços nas ações planejadas junto a área técnica do PSE no DAB diante do processo de trabalho dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e o setor da Educação.
Palavras-chave em inglês
Intersectoral CollaborationHolistic Health
Family Health
Primary Health Care
Compartilhar