Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37334
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
02 Fome zero e agricultura sustentável03 Saúde e Bem-Estar
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
ORGANIZAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO.
Santos, Thaylane Coutinho dos | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Resumo
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da organização da linha de cuidado aos indivíduos com necessidades alimentares especiais a partir da construção de um protocolo do programa de complementação alimentar e a partir deste, discutir sobre o papel da Atenção Básica como organizadora da atenção e o potencial da atuação dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nesse contexto. Trata-se de um estudo descritivo-reflexivo, de natureza qualitativa, na modalidade de relato da experiência. A construção do protocolo se deu no período de agosto a outubro de 2017 em um município da Região Metropolitana de Salvador. Durante a construção, foram realizados encontros com os profissionais envolvidos no cuidado aos usuários. As disputas de projetos de cuidado, o reconhecimento do protocolo como um instrumento político, o encontro com o outro e com o “inacabamento” do processo foram elementos motivadores para a ressignificação do trabalho em saúde na lógica da educação permanente. Concluiu-se que protocolos sozinhos não são suficientes para gerar a transformação das práticas e da produção de cuidado. É inegável o papel complexo da atenção básica como ordenadora e coordenadora do cuidado e a necessidade de uma estrutura organizativa que reduza a incoerência entre a necessidade do usuário e o sistema de atenção operado na prática, para isso a atuação do NASF é essencial para a consolidação de uma atenção básica mais resolutiva e mais próxima dos ideais almejados.
Compartilhar