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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37295
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidade08 Trabalho decente e crescimento econômico
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MICROPOLÍTICA DO TRABALHO VIVO EM ATO, ERGOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROPOSIÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE
Micropolítica do trabalho vivo
Ergologia
Educação popular
Formação em saúde
Ergoformação
Micropolitics of living work
Ergology
Popular education
Training in health
Ergotraining
Título alternativo
The micropolitics of living work in the act, ergology and popular education: a proposition of a device to train health workersAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação de Apoio à Escola Técnica. Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert Daniel de Souza. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente artigo tem como objetivos discutir o trabalho em saúde e apresentar um dispositivo para a formação de trabalhadores sob a ótica do conceito ampliado de saúde, fundamentado em três principais referenciais teóricos: a démarche ergológica e seu dispositivo dinâmico a três polos deYves Schwartz,
a cartografia da micropolítica do trabalho vivo em ato de Emerson Elias Merhy e a educação popular em
saúde, inspirada em Paulo Freire. Espera-se com este estudo contribuir para a reflexão e a construção de uma estratégia de formação para intensificar a inserção dos estudantes nos cenários de prática que enfatizem a construção compartilhada de conhecimentos e favoreçam especialmente a produção e efetivação de saberes e dos aspectos relacionais que compõem o núcleo tecnológico do cuidado em saúde.
Resumo em Inglês
This article aims to discuss the work done in the health area and to present a tool to train workers under the light of the expanded concept of health, based on three main theoretical frameworks: Yves Schwartz' ergology demarche and its dynamic threepole tool; Emerson Elias Merhy's cartography of the micropolitics of living work in the act; and the popular health education, inspired in Paulo Freire. It is hoped that this study will contribute to a reflection on and to the construction of a training strategy to enhance the integration of students in practical activities that emphasize the shared construction of knowledge and, especially, encourage the production and realization of knowledge and relational aspects that make up the technological core in health care.
Palavras-chave
Trabalho em saúdeMicropolítica do trabalho vivo
Ergologia
Educação popular
Formação em saúde
Ergoformação
Palavras-chave em inglês
Health workMicropolitics of living work
Ergology
Popular education
Training in health
Ergotraining
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