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CÂNCER DE MAMA E VISIBILIDADE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO FACEBOOK
Silva, Luciana Saiter Gonçalves | Fecha del documento:
2019
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O presente trabalho teve como objetivo analisar a produção de narrativas autobiográficas de mulheres com câncer de mama no Facebook e compreender os sentidos da doença por elas atribuídos, tendo em vista o contexto contemporâneo. Partindo do câncer como uma doença midiatizada, seja por pessoas comuns que publicizam sua experiência com a doença em redes socias on line, seja pela disseminação de informações nos meios massivos de comunicação, que em tempos atuais atualiza e ao mesmo tempo reconfigura os estigmas de morte, dor e sofrimento, busquei nesta pesquisa compreender o impulso da escrita de si em relação à doença de mulheres com câncer de mama que publicam esta experiência no Facebook; verificar a relação estabelecida por estas mulheres com seus interlocutores no ambiente digital; e identificar quais os sentidos de saúde-doença estão presentes nas narrativas sobre a experiência com o câncer de mama na perspectiva sócio-antropológica. A metodologia foi qualitativa e os instrumentos metodológicos foram a Etnografia conduzida no ambiente digital de uma página do Facebook e a entrevista semi-estruturada com a administradora e criadora da página. Foi verificado intenso processo de midiatização da/na página, em que a participante a utiliza para expressar a narrativa autobiográfica de sua experiência com o câncer de mama, mas também com a missão de levar autoestima para mulheres com a doença, alcançada através de elementos estéticos e de beleza.
Resumen en ingles
The present work had as objective to analyze the production of autobiographical narratives of women with breast cancer in Facebook and to understand the meanings of the disease attributed by them, considering the contemporary context. Starting from cancer as a mediated disease, either by ordinary people who publicize their experience with the disease in online social networks, or by the dissemination of information in the mass media, which in modern times updates and at the same time reconfigures the stigmata of death, pain and suffering, I sought, in this research, to understand the impulse of self-writing, in relation to the disease, of women with breast cancer who publish this experience on Facebook; to verify the relationship established by these women with their interlocutors in the digital environment; and to identify which health-disease senses are present in the narratives about the experience with breast cancer in the socio-anthropological perspective. The methodology was qualitative and the methodological tools were the ethnography conducted in the digital environment of a Facebook page and the semi-structured interview with the administrator and creator of the page. It was verified intense process of mediatization of the page, in which the participant uses it to express the autobiographical narrative of her experience with breast cancer, but also with the mission of bringing self-esteem to women with the disease, achieved through aesthetic elements and beauty.
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