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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37156
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
Metadatos
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MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: BUSCANDO A QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO
Desempenho
Serviços Farmacêuticos
Atenção Primária à Saúde
Avaliação de Desempenho Profissional
Serviços de Assistência Farmacêutica
Atenção Primária à Saúde
Pereira, Nathália Cano | Fecha del documento:
2013
Titulo alternativo
Monitoring the performance of pharmaceutical services in primary health care: seeking qualification managementAutor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Objetivo: Construir um sistema de monitoramento do desempenho dos serviços farmacêuticos (SEFAR) no âmbito da estratégia de saúde da família no município do Rio de Janeiro, visando disponibilizar informações úteis para subsidiar os gestores na tomada de decisões oportunas para melhoria desses serviços. Metodologia: Realizado estudo de Avaliabilidade que incluiu a caracterização das etapas de construção do sistema de monitoramento com foco na utilidade e oportunidade. Realizada pesquisa documental e entrevista com atores chave para identificação dos objetivos e metas da Assistência Farmacêutica. A coleta e análise de dados subsidiou a construção do modelo lógico da intervenção, que juntamente com o modelo canadense de desempenho e a matriz de monitoramento utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para controle dos contratos de gestão com as organizações sociais de saúde foram utilizados para elaboração da matriz de monitoramento do desempenho da intervenção. Esta matriz utilizou como dimensões de desempenho a acessibilidade, adequação, competência, continuidade e segurança. Resultado: Com base na pesquisa documental, definiu-se como objetivo dos SEFAR na APS facilitar o acesso a medicamentos e seu uso racional. A identificação dos envolvidos e interessados na intervenção considerou, além dos entrevistados outros atores, como coordenadores de área de planejamento, gerentes de unidades de saúde, farmacêuticos e usuários. O modelo lógico priorizou o desenvolvimento de atividades voltadas para o cuidado com o usuários, famílias, equipes de saúde e comunidade, e foi elaborado considerando duas células operacionais: gestão técnica do medicamento e gestão do cuidado. Na matriz de monitoramento do desempenho dos SEFAR foram propostos 44 indicadores com respectivos fórmula de cálculo, fonte de verificação, periodicidade de coleta, responsabilidade e meta. Conclusão: Foi construído sistema de monitoramento do desempenho dos SEFAR na ESF no MRJ.
Resumen en ingles
Objective: To develop a performance monitoring system of pharmaceutical services (SEFAR) in the Health Family Strategy at the municipality of Rio de Janeiro, aiming to provide useful information to assist stakeholders in making timely decisions to improve these services. Methodology: We conducted an Evaluability Assessment (EA) study that included the characterization of the construction stages of the monitoring system focusing on utility and opportunity. We also conducted document analysis and interviews with key stakeholders to identify Pharmaceutical Services goals and objectives. The data collection and analysis supported the construction of the intervention logical model that along with the Canadian performance model and the Municipal Health monitoring matrix used for control of the management contracts with social health organizations were used for preparation of the monitoring performance matrix of the intervention. This matrix used accessibility, suitability, competence, continuity and security as performance dimensions. Results: Based on the document analysis, we defined the objective of SEFAR in Primary Health Care, to improve access to medicines and their rational use. The identification of those involved and interested in the intervention considered, besides other interviewed subjects, stakeholders such as planning area coordinators, health facilities managers, pharmacists and users. The logical model has prioritized the development of activities for the users care, families, health professionals and the community, and has been developed considering two operational cells: medicines technical management and care management. In the SEFAR performance monitoring matrix, 44 indicators with their formula, source of verification, collection frequency, responsibility and goal have been proposed. Conclusion: It was built the SEFAR performance monitoring system for the Health Family Strategy in Rio de Janeiro municipality.
Palabras clave en portugues
MonitoramentoDesempenho
Serviços Farmacêuticos
Atenção Primária à Saúde
DeCS
MonitoramentoAvaliação de Desempenho Profissional
Serviços de Assistência Farmacêutica
Atenção Primária à Saúde
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